Capacitação sobre alimentação escolar reúne mais de 600 profissionais no Cemforpe

26 de fevereiro de 2020
Os profissionais receberam orientações sobre o controle do estoque e o Selo Cozinha Nota 10. (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes realizou na tarde desta quarta-feira (26/02), no Cemforpe, o Encontro dos Manipuladores de Alimentos 2020 destinado à capacitação de mais de 600 profissionais, que atuam nas cozinhas de escolas e creches da rede municipal de ensino. As nutricionistas Elisangela Teixeira e Ana Claudia Brigido da Rocha do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) ministraram as palestras. A rede municipal de ensino é responsável pelo atendimento de mais de 47 mil alunos, sendo 23,7 mil em período integral.

O encontro foi aberto com informações sobre organização, cumprimento do cardápio e higiene dos alimentos equipamentos e utensílios. Foi reforçada a necessidade dos profissionais realizarem o controle dos gêneros alimentícios e as notificações referentes às entregas de produtos. O destaque ficou com as dietas especiais e o acompanhamento dos alunos com diferentes patologias.

O próximo encontro de formação destes profissionais será em julho, durante o recesso escolar. Em agosto começarão as visitas às escolas e creches realizadas pelas visitadores do DAE e representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para a quarta edição do Selo Cozinha Nota 10. Realizada desde 2017, a iniciativa reconhece e valoriza o trabalho desenvolvido nas cozinhas de escolas e creches. Em 2019, foram servidas na rede municipal de ensino 38.721.897 refeições. (Kelli Correa Brito)