Caps AD atende 55 pacientes na primeira semana de funcionamento

Secretaria de Saúde

16 de janeiro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Na primeira semana de funcionamento, o Caps AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, instalado na Vila São Francisco, atendeu 55 pacientes, um deles encaminhado para internação no Centro de Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzutti Cavalcanti e os demais inseridos no atendimento multidisciplinar da nova unidade. Nesta manhã de quarta-feira (16/01), o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, realizou uma visita ao local, acompanhado da secretária adjunta Rosângela Cunha.

O Caps AD iniciou seu plano de trabalho especializado em dependência química no último dia 7, com a primeira semana de atividades concentrada na integração e capacitação dos funcionários, realizando o acolhimento de pacientes que procuram pelo serviço de forma espontânea. Nesta semana, a equipe já está recebendo também os pacientes encaminhados por outras unidades, como Ambulatório de Saúde Mental e Assistência Social.

“O Caps AD é um serviço de extrema importância para a Saúde, muito esperado pelos usuários e também por nossos profissionais, e que agora já começa a cumprir com sua missão, oferecendo acolhimento, tratamento e terapias complementares”, comentou o secretário, que visitou uma roda de conversa realizada nesta manhã pela equipe do Caps AD.

O Caps AD presta atendimento integral às pessoas com necessidades específicas decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas. Entre os tipos de serviços ofertados estão os atendimentos individuais, em grupo, desintoxicações, medicações, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atendimentos às famílias, atividades comunitárias e ações voltadas à reabilitação psicossocial, além do fornecimento de refeições para pacientes com necessidade de atenção integral.

O Caps AD integra a Rede de Atenção Psicossocial e é gerenciada pela Pró-Saúde, organização social vencedora do chamamento público, contando com 14 profissionais (1 médico psiquiatra, 1 enfermeiro, 2 psicólogos, 1 assistente social, 1 farmacêutico, 1 gerente, 2 auxiliares administrativos, 3 técnicos de enfermagem e 2 oficineiros).

O endereço é avenida Valentina de Melo Freire Boreinstein, 764, Vila São Francisco, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.