Caps AD inicia atividades na Vila São Francisco

Secretaria de Saúde

08 de janeiro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Caps AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, instalado na Vila São Francisco, iniciou o seu plano de trabalho para atendimento especializado para dependentes químicos nesta segunda-feira (07/01). Na primeira semana, as atividades estão concentradas na integração e capacitação dos funcionários, mas a unidade também já realiza o acolhimento de pacientes que procuram pelo serviço de forma espontânea.

As consultas, oficinas terapêuticas e demais atividades agendadas começam na próxima segunda-feira, dia 14 de janeiro. “O Caps AD é de fundamental importância para complementar a Rede de Atenção Psicossocial oferecendo atendimento em uma das principais demandas, que é a dependência química. O novo serviço prestará atendimento especializado e individualizado para os pacientes, visando sempre a superação e recuperação integral do paciente”, explica o prefeito Marcus Melo.  

O Caps AD presta atendimento integral às pessoas com necessidades específicas decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas. Entre os tipos de serviços previstos estão os atendimentos individuais, em grupo, desintoxicações, medicações, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atendimentos às famílias, atividades comunitárias e ações voltadas à reabilitação psicossocial, além do fornecimento de refeições para pacientes com necessidade de atenção integral.

O Caps AD integra a Rede de Atenção Psicossocial composta pelo Ambulatório de Saúde Mental, Caps II e Cecco, além do atendimento psicológico ofertado em 7 unidades de saúde - Jardim Camila, Jardim Ivete, Jundiapeba, Ponte Grande, Santa Tereza, Jardim Universo e Vila Suíssa – que prestam atendimento especializado semanal em dependência química.

A nova unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, organização social vencedora do chamamento público, e conta com 14 profissionais (1 médico psiquiatra, 1 enfermeiro, 2 psicólogos, 1 assistente social, 1 farmacêutico, 1 gerente, 2 auxiliares administrativos, 3 técnicos de enfermagem e 2 oficineiros).

O endereço é avenida Valentina de Melo Freire Boreinstein, 764, na Vila São Francisco, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.