Caps AD inicia atividades na Vila São Francisco

Secretaria de Saúde

08 de janeiro de 2019
Novo Caps AD fica na avenida Valentina de Melo Freire Boreinstein, 764, na Vila São Francisco (foto: Júnior Lago/PMMC)

O Caps AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, instalado na Vila São Francisco, iniciou o seu plano de trabalho para atendimento especializado para dependentes químicos nesta segunda-feira (07/01). Na primeira semana, as atividades estão concentradas na integração e capacitação dos funcionários, mas a unidade também já realiza o acolhimento de pacientes que procuram pelo serviço de forma espontânea.

As consultas, oficinas terapêuticas e demais atividades agendadas começam na próxima segunda-feira, dia 14 de janeiro. “O Caps AD é de fundamental importância para complementar a Rede de Atenção Psicossocial oferecendo atendimento em uma das principais demandas, que é a dependência química. O novo serviço prestará atendimento especializado e individualizado para os pacientes, visando sempre a superação e recuperação integral do paciente”, explica o prefeito Marcus Melo.  

O Caps AD presta atendimento integral às pessoas com necessidades específicas decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas. Entre os tipos de serviços previstos estão os atendimentos individuais, em grupo, desintoxicações, medicações, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atendimentos às famílias, atividades comunitárias e ações voltadas à reabilitação psicossocial, além do fornecimento de refeições para pacientes com necessidade de atenção integral.

O Caps AD integra a Rede de Atenção Psicossocial composta pelo Ambulatório de Saúde Mental, Caps II e Cecco, além do atendimento psicológico ofertado em 7 unidades de saúde - Jardim Camila, Jardim Ivete, Jundiapeba, Ponte Grande, Santa Tereza, Jardim Universo e Vila Suíssa – que prestam atendimento especializado semanal em dependência química.

A nova unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, organização social vencedora do chamamento público, e conta com 14 profissionais (1 médico psiquiatra, 1 enfermeiro, 2 psicólogos, 1 assistente social, 1 farmacêutico, 1 gerente, 2 auxiliares administrativos, 3 técnicos de enfermagem e 2 oficineiros).

O endereço é avenida Valentina de Melo Freire Boreinstein, 764, na Vila São Francisco, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.