Caps AD realiza mais de 18 mil procedimentos em um ano de funcionamento

Secretaria de Saúde

10 de janeiro de 2020
Caps AD realizou mais de 18 procedimentos em um ano de funcionamento

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Mogi das Cruzes realizou 18.833 atendimentos no período de um ano. O serviço, inaugurado em janeiro de 2019, oferece tratamento ambulatorial com uma equipe multidisciplinar para dependentes químicos. 

Ao todo, 1.233 pacientes passaram pela unidade no primeiro ano de serviço com a realização de 4.684 consultas médicas e outras 5.510 com psicólogos. O serviço de assistência social realizou 2.544 atendimentos, enquanto a equipe de enfermagem fez 6.095. 

O Caps AD é planejado para promover um tratamento com foco na recuperação integral do paciente, com atendimento realizado por uma equipe multidisciplinar. 

Médicos psiquiatras, psicólogos, assistente social e equipe de enfermagem integram essa assistência que contribui ainda para o resgate de vínculos familiares, profissionais e sociais com auxílio de grupos terapêuticos.

A unidade conta com oficinas que incentivam a ressocialização e novos aprendizados nas áreas de esporte, música, horta e artesanato. 

Além das atividades propostas internamente, o Caps AD estimula a integração dos pacientes em ações externas. Um dos exemplos foi a presença dos pacientes na Jornada Esportiva, um campeonato que reuniu equipamentos de saúde mental de cidades do Alto Tietê, assim como a Copa da Inclusão, evento esportivo e cultural realizado anualmente em São Paulo.

Durante o tratamento realizado no Caps AD, todos os aspectos que envolvem a recuperação do paciente são trabalhados pela equipe de profissionais para a autonomia e retorno de uma rotina diária saudável. Nesse sentido, em novembro foi inaugurado o serviço que auxilia no retorno ao mercado de trabalho.

Com encontros que ocorrem semanalmente, os pacientes recebem apoio e orientações. Entre as atividades, orientações de como se comportar durante uma entrevista de emprego e elaboração de currículo são prestadas. 

“Com esse trabalho conseguimos recuperar a autoestima dos pacientes, eles conseguem levantar a cabeça. Trabalhamos ainda em questões envolvendo a parte financeira, de como lidar com o dinheiro. Um emprego ajuda na recuperação, além de poder evita as recaídas, pois a pessoa em tratamento volta a se enxergar como parte da sociedade, passa a contribuir com as despesas de casa”, avalia a assistente social do Caps AD, Ana Cristina Menezes.

Segundo a psicóloga da unidade, Aline Ferro, a participação da família durante o tratamento exerce um papel fundamental. Para estimular e fortalecer os laços familiares no decorrer deste processo, o serviço realiza semanalmente o grupo de família. 

“Um dos principais ganhos do tratamento ambulatorial é a relação que o usuário do serviço tem com a realidade dele todos os dias, que é o voltar para casa, família e enfrentar cada situação que pode propiciar recaídas. Cada vez que o paciente vem para o Caps AD ele é recebido com informações e reflexões que fazem com que crie uma estratégia para esse enfrentamento. A família passa a ver essa evolução na prática”, destaca.

O Caps AD funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, na rua Julio Mobaid, 61. Informações pelo telefone 4722-3689.