Carnaval Solidário em Mogi começa nesta sexta-feira com cinco dias de programação gratuita

Secretaria de Cultura

16 de fevereiro de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, retomará a partir desta sexta-feira (17/02) as festividades carnavalescas com blocos de rua em diversas regiões da cidade e apresentações das escolas de samba do município, no Pró Hiper.

O Carnaval de Rua Solidário 2023 será realizado em cinco dias com atividades dos tradicionais blocos de rua, em parceria com o Fundo Social de Mogi das Cruzes. Já as  apresentações das escolas de samba da cidade acontecerão em três dias de programação com atrações para toda família, no Pró-Hiper. O evento no Mogilar é organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba de Mogi com apoio da Administração Municipal.

A festividade tem como proposta unir a folia com a solidariedade e o Fundo Social organizou pontos estratégicos de coleta para os interessados doarem roupas, mantimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, e fraldas.

Ao todo, estão previstas 17 ações carnavalescas pelo Carnaval de Rua Solidário 2023, nestes cinco dias de atividades, com bandas, marchinhas de carnaval, DJs, cortejo de maracatu, baterias e os tradicionais bonecos gigantes. Nesta sexta-feira, o Suburbloco sai em trajeto do Largo do Bom Jesus, pelas ruas do centro histórico, em um cortejo de maracatu, a partir das 20 horas.

No sábado, dia 18, a programação inicia a partir das 16 horas, com o Bloco das Caboclas no Largo do Bom Jesus. Neste dia, o carnaval mogiano terá o Sabaúna Unidos, às 18 horas, em Sabaúna. No Centro, o Cordão Entruído da Vó será às 19 horas, e o CarnaCombuca trará bateria e artistas circenses para agitar os foliões, às 21h30.

As atrações do domingo de Carnaval (19) começarão às 14 horas. Os blocos Universitário Eugênio e Come Quieto estarão na região central da cidade. Na Vila Lavínia, às 16 horas, a atração será o Bloco Brincarteiros. O Sabaúna Unidos se apresentará às 18 horas e o Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna às 19 horas, ambos no distrito de Sabaúna. A programação terminará às 20 horas, no Centro, com o Bloco do Beco. No mesmo horário, a Banda Algazarra estará na Vila Industrial.

Na segunda-feira (20), o destino dos foliões será em Sabaúna com o Mega Folia, às 16 horas, e o Bloco Sem Freio, às 18 horas.

O último dia de folia, na terça-feira (21), terá o Bloco de Pernas para o Ar, no Centro, às 15 horas, com uma banda formada por um integrante transgênero e outro não-binário. Já em Sabaúna, o Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna encerra a programação do Carnaval de Rua Solidário 2023, a partir das 19 horas.

Apresentação das escolas de samba no Pró-Hiper

O Carnaval 2023 das escolas de samba acontecerá no Pró-Hiper, em três dias de atrações gratuitas, no Mogilar. O evento realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba de Mogi, com apoio da Administração Municipal e de um patrocinador, contará com a bateria de cinco escolas de samba, além de apresentações musicais diversas e matinê para o público infantil. O espaço contará com ampla área de comercialização de alimentos e barracas de artesanato - será vedada a entrada de pessoas portando bebidas alcoólicas, no Pró-Hiper.

Durante os três dias de festividade haverá matinê para crianças a partir das 14h30. No dia 19 será com o Jabuticaqui, dia 20 com o DJ K.O. e 21 com o Terra de Almofadas. Já as apresentações das escolas e outros grupos irão começar às 19 horas. A Banda Carnaval de Salão abre a programação do dia 19, que também terá o DJ PETT/DJ HALI, o Bloco Sem Freio, GRES Guerreiras de Fogo e Thi Sandes e Banda.

No dia 20, a partir das 18h30, as atrações serão o DJ Lucrids, a Unidos da Vila Industrial, Anderson Cid, a Acadêmicos da Fiel e DJ PETT/DJ HALI. A programação da terça-feira de Carnaval, dia 21, terá início às 18h30, com o DJ Lucrids, Os Paccini´s, a Estação 1ª de Braz Cubas, Pagode do Canta e Acadêmicos do São João encerrando as atividades do evento. A programação está sujeita a alterações.

O acesso de entrada ao evento será pela avenida Pref. Carlos Ferreira Lopes, 540, na Vila Mogilar,  no Pró-Hiper.

Pontos de arrecadação

Os foliões que estiverem pela região central, durante a programação do Carnaval de Rua Solidário 2023, entre esta sexta e a próxima terça-feira (21), podem realizar este gesto de solidariedade, no Largo Bom Jesus, em um ponto de coleta disponibilizado pelo Fundo Social.

Já os pontos de arrecadação no distrito de Sabaúna estão ativos desde o início do pré-Carnaval, em 11 de fevereiro. Os voluntários podem realizar a ação na UBS de Sabaúna (Rua Francisco Rodrigues Mathias, 90), no Restaurante Maria Fumaça (Cap Francisco de Melo e Souza, 7) e no Bar do Maquinista (Rua Francisco Rodrigues Mathias 70). As doações em Sabaúna serão aceitas até a próxima terça-feira, 21 de fevereiro - dia que marca o fim das festividades carnavalescas da cidade.

O Drive Emergencial, localizado no Pró-Hiper, está recebendo doações desde o último dia 2, para a campanha Ação Verão 2023 e nos dias das apresentações das Escolas de Samba haverá um ponto de coleta na área externa do equipamento.

Os alimentos arrecadados pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes serão revertidos para as famílias em situação de risco. As roupas e materiais de limpeza serão revertidos diretamente para as famílias afetadas pela chuva, por meio da Secretaria de Assistência Social. O município se encontra em situação de emergência (Decreto 21.572/2023) por causa das chuvas desde 3 de fevereiro.

Dicas de Segurança

É importante lembrar aos foliões que para garantir a segurança de todos, é necessário evitar levar ou portar qualquer objeto cortante, como garrafas de vidro ou outros objetos que possam prejudicar o andamento das festividades. O público deve descartar os lixos corretamente, em lixeiras e pontos de coleta de resíduos. Para assegurar o conforto dos moradores locais, os foliões serão orientados a se dispersarem após às 22 horas, em respeito à lei do silêncio.

A Secretaria Municipal de Segurança informa que nos dias de evento no Pró-Hiper, 30 guardas municipais estarão na área interna do espaço, enquanto a Polícia Militar fará o patrulhamento no entorno. Além disso, a Guarda Municipal fará rondas em outros pontos da cidade que deverão registrar movimentação nos dias de Carnaval.

A Guarda Municipal também estará presente nos pontos de concentração e dispersão dos blocos carnavalescos para garantir a segurança dos foliões.

Os telefones para acionar as forças de segurança pública em Mogi das Cruzes são o 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Municipal).

Serviço:

Programação Carnaval de Rua Solidário 2023 (sujeita a alterações)

 

Data: 17/02 (sexta-feira)

Horário: das 20h às 22h

Atividade: Suburbloco

Local: Saída do Largo Bom Jesus em trajeto pelas ruas Dr. Correa, Cel. Souza Franco, Cel. Moreira da Glória, Dr. Paulo Frontin, Padre João, Prof. Flaviano de Melo e Dr. Correa, finalizando no Largo Bom Jesus

 

Data: 18/02 (sábado)

Horário: das 15h às 18h 

Atividade: Bloco das Caboclas

Local: Largo Bom Jesus

 

Data: 18/02 (sábado)

Horário: das 17h às 21h

Atividade: Sabaúna Unidos

Local: Saída da rua Antônio Alabarce rumo à praça dos Expedicionários, em Sabaúna

 

Data: 18/02 (sábado)

Horário: das 18h às 22h

Atividade: Cordão Entruido da Vó

Local: Saída do Largo do Rosário em trajeto pelas ruas Paulo Frontin, Padre João, Flaviano de Melo e Dr. Correa, finalizando no Largo Bom Jesus

 

Data: 18/02 (sábado)

Horário: das 19h30 às 22h30

Atividade: CarnaCombuca

Local: Saída do Largo do Rosário em trajeto pelas ruas Cel. Moreira da Glória, Flaviano de Melo, Presidente Rodrigues Alves, Cel. Souza Franco, Eduardo Manoel Ferreira Souza, Flaviano de Melo,  Presidente Rodrigues Alves, Paulo Frontin, Flaviano de Melo, Cel. Souza Franco e Dr. Correa, finalizando no Largo Bom Jesus

 

Data: 19/02 (domingo)

Horário: das 14h às 18h

Atividade: Bloco Universitário Eugenio

Local: Saída da Av. Dr. Cândido X. de Almeida e Souza em trajeto pelas avenidas Ver. Narciso Yague Guimarães e Pref. Carlos Ferreira Lopes, finalizando na entrada do Pró-Hiper

 

Data: 19/02 (domingo)

Horário: das 14h às 17h

Atividade: Cordão Entruido da Vó

Local: Praça da Liberdade (R. Manoel Fernandes, 96 - Jundiapeba)

 

Data: 19/02 (domingo)

Horário: das 14h às 20h

Atividade: Bloco Come Quieto

Local: Saída do Largo Bom Jesus em trajeto pelas ruas Dr. Correa, Cel. Souza Franco, Cel. Moreira da Glória, Dr. Paulo Frontin, Padre João, Prof. Flaviano de Melo e Dr. Correa, finalizando no Largo Bom Jesus

 

Data: 19/02 (domingo)

Horário: das 15h30 às 18h

Atividade: Bloco Brincarteiros

Local: Espaço Terra de Almofadas (Av. Dona Antonia Maria de Souza, 650 - Vila Lavinia)

 

Data: 19/02 (domingo)

Horário: das 17h às 21h

Atividade: Sabaúna Unidos

Local: Saída da rua Antônio Alabarce rumo à praça dos Expedicionários, em Sabaúna

 

Data: 19/02 (domingo)

Horário: das 18h às 22h

Atividade: Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna

Local: Saída da rua Cap. Francisco de Melo e Souza sentido a praça dos Expedicionários, em Sabaúna

 

Data: 19/02 (domingo)

Horário: das 19h às 21h30

Atividade: Banda Algazarra

Local: Praça do Basquete de Rua (Rua Professora Ana Maria Bernardes, s/nº - Vila Industrial)

 

Data: 19/02 (domingo)

Horário: das 19h30 às 22h

Atividade: Bloco do Beco

Local: Largo Bom Jesus

 

Data: 20/02 (segunda-feira)

Horário: das 14h às 18h

Atividade: Mega Folia

Local: Praça Jesuíno Franco, em Sabaúna

 

Data: 20/02 (segunda-feira)

Horário: das 17h às 21h

Atividade: Bloco Sem Freio

Local: Praça Jesuíno Franco, em Sabaúna


Data: 21/02 (terça-feira)

Horário: das 14h às 17h

Atividade: Bloco de Pernas para o Ar

Local: Saída do Largo do Carmo em trajeto pelas ruas Dr. Correa, Cel. Souza Franco, Cel. Moreira da Glória, Dr. Paulo Frontin, Padre João, Prof. Flaviano de Melo e Dr. Correa, finalizando no Largo Bom Jesus

 

Data: 21/02 (terça-feira)

Horário: das 18h às 22h

Atividade: Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna

Local: Saída da rua Cap. Francisco de Melo e Souza sentido a praça dos Expedicionários, em Sabaúna

 

Programação do Carnaval Mogi 2023 (sujeita a alterações)

Apresentações das Escolas de Samba de Mogi das Cruzes

Local: Pró-Hiper (Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540 - Mogilar)

 

Data: 19/02 (domingo)

Horário: das 14h às 23h

Atividade: Jabuticaqui

                   DJ PETT/DJ HALI

                   Bloco Sem Freio

                   Guerreiras de Fogo

                   Thi Sandes e Banda

 

Data: 20/02 (segunda-feira)

Horário: das 14h às 23h

Atividade: DJ K.O

                   DJ Lucrids

                   Unidos da Vila Industrial

                   Anderson Cici

                   Acadêmicos da Fiel

                   DJ PETT/DJ HALI

 

Data: 21/02 (terça-feira)

Horário: das 14h às 23h

Atividade: Terra das Almofadas

                   DJ Lucrids

                   Os Paccini's

                   Estação 1ª de Brás Cubas

                   Pagode do Canta

                   Acadêmicos do São João