Casarão do Chá recebe exposição de orquídeas neste final de semana

Coordenadoria de Turismo

24 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste final de semana, dias 27 e 28 de maio, o Casarão do Chá vai ser sede para a Exposição de Orquídeas, uma mostra composta por orquídeas de vários expositores de Mogi das Cruzes e do Alto Tietê, que visa valorizar a produção local e aproximar o público desta cultura. Para atrair os visitantes e engrandecer o evento, o Casarão, que normalmente só abre ao público aos domingos, funcionará excepcionalmente no sábado. O horário de visitação nos dois dias é das 9h às 17h e a entrada é gratuita.

Na exposição, os visitantes poderão ver variedades de Cattleyas, Oncidium, Paphiopedilum, além de outras espécies que estão em época de floração. De acordo com o orquidófilo e organizador do evento, Davi Araújo Moreira, a exposição tenta despertar ou fortalecer o contato que as pessoas têm com a natureza, além de evidenciar as variadas espécies de orquídeas cultivadas na região e em todo o mundo.

Além da mostra, também será possível comprar orquídeas, tirar dúvidas sobre esse gênero de plantas, bem como aprender a cultivá-las, entendendo, por exemplo, quais são os locais apropriados para tal prática.

Orquídeas em Mogi

Mogi das Cruzes é a maior produtora nacional de orquídeas. O cultivo na cidade foi beneficiado por fatores como altitude e clima favorável a uma grande variedade de espécies. A produção de orquídeas ganhou força a partir da década de 1980, quando a técnica foi trazida pelos imigrantes japoneses e seus descendentes. Hoje, o eixo Taboão-Itapeti possui 171 produtores de orquídeas, o que faz com que o município seja conhecido por muitos como a Capital Nacional das Orquídeas.

Conhecidas como “rainhas das flores”, as orquídeas são produzidas em larga escala em Mogi das Cruzes. São 2,5 milhões de vasos por ano, o que equivale a 80% da produção nacional. Diante desses números, a cidade desperta um enorme interesse por parte dos orquidófilos, principalmente vindos da capital paulista, que visitam a cidade em busca de novas espécies e conhecimentos sobre o cultivo. Além disso, a cultura dos orquidários também se fortaleceu, em especial nos últimos dez anos.

 

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS

Data: 27 e 28 de Maio de 2017
Horário: 09 às 17h
Local: Casarão do Chá, Estrada do Chá cx 05, Bairro Cocuera, Mogi das Cruzes, SP 

Entrada franca

Associação Casarão do Chá

Tel:(11) 4792-2164 

E-mail: acasaraodocha@gmail.com

Página no Facebook