Centro Cultural recebe neste sábado a primeira edição da mostra de curtas Cine Kaki

Secretaria de Cultura

16 de fevereiro de 2017

Neste sábado (18/02), a partir das 17 horas, o Centro Cultural de Mogi das Cruzes receberá a primeira edição do Cine Kaki, uma mostra de curtas metragens independentes. O objetivo é valorizar a produção cinematográfica, além de promover uma aproximação entre os realizadores de cinema e o público que aprecia este tipo de arte. Serão exibidos dez curtas e o evento como um todo será dividido em blocos, com debate ao término de cada bloco. A entrada é gratuita.

Os títulos confirmados são “Conto de Fadas”, “Capitão Moreno”, “TAG”, “Reviravolta Sangrenta”, “Desafios Mortais”, “Não Abra Jamais”, “Maldito Mundo Moderno”, “Ainda Não é Sexta”,  “O pouco sobre o muito que vejo” e "Os Clóvis". As temáticas e gêneros são variados, passeando por dramas e doenças da vida moderna, suspenses, thrillers e aventuras.

“O Pouco sobre o mundo que vejo”, por exemplo, é uma produção do grupo Minimal Filmes que aborda desafios da vida contemporânea e a ansiedade inerente ao enfrentamento das situações. No filme, isso é representado por meio de uma entrevista de emprego. Já “O Conto de Fadas” é uma aventura fantástica com personagens fictícios, que trata da vingança contra uma injusta execução. “Não Abra Jamais”, por sua vez, mergulha no clima de mistério, trazendo ao espectador a história de Karen, que recebe em seu apartamento um envelope sem remetente, que gera consequencia inexplicável ao senso comum.

“TAG”, como o próprio nome diz, fala sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada, uma condição de saúde não muito conhecida, porém que, segundo levantamentos feitos pela produção, afeta aproximadamente 30% de toda a população global. O filme mostra as implicações e os prejuízos da síndrome na vida de uma pessoa comum, atinando para a necessidade de um tratamento.

“Capitão Moreno” narra a história de um repórter muito dedicado a sua profissão, cuja especialidade é ir atrás de matérias bizarras em lugares inusitados. No episódio abordado pelo curta, ele investiga, sorrateiramente, a produção de um filme de terror.

“Maldito Mundo Moderno” é uma crítica ao modo de vida padronizado dos dias atuais, abordado a partir de personagens que são gurus, portadores de manuais de como se dar bem e ser feliz na vida. Embora muito desejado pela sociedade, o material é também altamente questionável do ponto de vista humano. Já “Ainda não é sexta” traz uma trama simples, porém profunda, de uma jovem que perde o emprego, porém segue em frente na busca por um novo rumo em sua vida profissional e pessoal, com muita alegria e simpatia.

Em “Desafios Mortais”, fica uma reflexão acerca do peso dado nos dias de hoje às redes sociais. O curta conta a história de um grupo de youtubers que não mede esforços para alcançar o maior número possível de curtidas. Dentro desse âmbito, entram desafios insanos, impostos pelos seus seguidores e que acabam por colocar suas vidas em risco. “Reviravolta Sangrenta”, por fim, tem como enfoque uma verdadeira reviravolta que ocorre quando um estuprador está prestes a fazer suas duas próximas vítimas.

Mais informações pela página do evento no Facebook ou o telefone 4798-6986. (Lívia de Sá)

Nomes dos diretores

"Ainda não é Sexta" - Iveline Alexandrino