Chácara Guanabara recebe 64ª creche e escola de educação infantil entregue na cidade

29 de setembro de 2016

O bairro da Chácara Guanabara recebeu na manhã desta quinta-feira (29/09) a 64ª nova creche e escola de educação infantil do Programa de Expansão de Creches, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes desde 2009. O Centro de Educação Infantil Municipal Profª Maria Apparecida Mana Gonçalves, localizada entre as ruas Santa Catarina e Minas Gerais, atenderá 150 crianças em período integral. O prefeito Marco Bertaiolli, ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, participaram da solenidade. "São 64 escolas inauguradas em todos os cantos da cidade com a mesma qualidade. É um prédio a altura da qualidade da educação que está sendo oferecida na cidade. Atendimento em período integral para a mãe que precisa ajudar no orçamento da família ou buscar uma oportunidade para se qualificar", destacou o prefeito Marco Bertaiolli. "Por trás desta nova unidade entregue estão profissionais qualificados, serão 25 a 30 profissionais contratados no próprio bairro", completou o chefe do executivo. As autoridades foram recebidas pelos alunos da Escola Municipal Profª Cenira Araújo Pereira, unidade que atende 157 alunos do 1º ao 5º ano do bairro em período integral desde 2010. As crianças também fizeram uma apresentação da oficina de teatro. A parte musical ficou com a Banda Sinfoniquinha dos alunos do Cempre - Centro Municipal de Programas Educacionais Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, do bairro Nova Jundiapeba, que animaram o público. A unidade receberá os alunos do CEIC Quero-Quero e será administrada pelo Núcleo Comunitário Nova Chácara Guanabara. A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, destacou a importância da parceria entre a administração municipal e as instituições e associações na administração das escolas. "São parceiros que dividem conosco a responsabilidade de educar nossas crianças e fazem um trabalho de qualidade. Hoje podemos ver também ações importantes do trabalho em período integral, como os alunos da oficina de teatro da Escola Municipal Cenira de Araújo Pereira e o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola do Cempre Profª Lourdes Romeiro Iannuzzi, em Jundiapeba". A nova creche e escola de educação infantil faz parte de outros investimentos feitos no bairro como a implantação de um posto de saúde da família, responsável pelo atendimento de 760 famílias. O Semae também conclui no bairro a perfuração de um poço e a instalação de bombas para um sistema de abastecimento no bairro. O poço tem 92 metros de profundidade e pode produzir até 40 mil litros por hora. A próxima etapa é a instalação de um reservatório de 400 mil litros e Casa de Química para tratamento da água. O investimento previsto é de R$ 1.109.309,88. (KCB)