Com flexibilização da quarentena, Prefeitura agendará atendimento ao público

Secretaria de Gestão Pública

12 de junho de 2020
Atendimento será de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, mediante agendamento (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia, na segunda-feira (15/06), um sistema de agendamento para atendimento presencial aos munícipes. O serviço será de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exclusivamente no piso térreo e com restrições de acesso e obrigatoriedade do uso de máscaras. O agendamento pode ser feito diretamente neste site, pelo endereço http://agendamentopac.pmmc.com.br/  (sete dias por semana, 24 horas por dia) ou pelos telefones 94333-8153 e 99769-9505 (durante o horário de expediente interno, de segunda a sexta, das 8h às 18h).

Esta retomada do atendimento, com restrições, será possível devido à reclassificação da cidade da fase 1-vermelha para a fase 2-laranja, no Plano São Paulo, que permite a flexibilização da quarentena com a reabertura de setores comerciais e de serviços.

A medida vale para o período de 15 a 28 de junho, quando deve ocorrer uma nova avaliação do Governo de Estado quanto à classificação dos municípios.

O atendimento ocorrerá mediante uma série de regras para manter o distanciamento entre as pessoas e as normas sanitárias que visam à redução do risco de contágio pelo novo Coronavírus, tanto no atendimento ao público quanto no expediente interno dos setores da Prefeitura.

Entre as regras, está a exigência de distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas em todos os ambientes, internos e externos (exceto para acompanhantes daqueles que necessitam de cuidados especiais), demarcação de áreas de fluxo de pessoas para evitar aglomerações, exigência do uso de máscaras (sem máscara, o cidadão não poderá entrar na unidade de atendimento).

A Prefeitura disponibilizará álcool em gel 70% para uso de funcionários e cidadãos, em pontos estratégicos e de fácil acesso, especialmente onde não seja viável a lavagem das mãos com água e sabão. Também será verificada a temperatura de quem acessar o prédio.

As medidas restritivas não se aplicam às áreas de saúde, segurança urbana, assistência social, direitos humanos e serviço funerário, que por serem essenciais, não foram paralisados mesmo durante a fase 1-vermelha.

O agendamento para atendimento presencial de serviços do Semae será pelos números de WhatsApp: 99915-5145, 94454-3939, 95786-8775 e 94217-1475.

Mesmo com essa flexibilização, segue a recomendação aos munícipes para dar preferência aos canais digitais de atendimento, de forma a reduzir deslocamentos e contatos.

Mudança de fase
Ações de parceria e o diálogo transparente da Prefeitura de Mogi das Cruzes com o setor produtivo vêm preparando a cidade para a retomada econômica após o período de restrições para o combate ao novo Coronavírus, o que possibilitou a reclassificação do município da fase vermelha para a laranja.

O comércio da cidade foi reaberto nesta sexta-feira (12/06), conforme definido em reunião entre os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Estabelecimentos comerciais e concessionárias podem funcionar das 10h às 16h. Escritórios e imobiliárias, das 9h às 15h, e o shopping center, das 13h às 20h.

Os estabelecimentos do comércio de rua, serviços e shopping center poderão funcionar com até 20% de sua capacidade. As igrejas poderão ter atividades com até 30% da capacidade e seguindo protocolos de distanciamento.

Para a reabertura do comércio, Mogi das Cruzes segue as normas estabelecidas pelo Governo do Estado para esta etapa. Além disso, também foram feitas conversas com entidades representativas do setor, como a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomercio).

Entre as regras previstas, além dos horários reduzidos de funcionamento, estão a disponibilização de materiais de higiene, como álcool em gel, utilização de máscaras e ações para evitar a aglomeração de pessoas. Também serão previstas ações de orientação e conscientização.

Durante o período de restrição, a Prefeitura desenvolveu ações para estimular o comércio da cidade, mesmo com as restrições impostas pela pandemia. O destaque é a criação do aplicativo Vetrina, que facilita o procedimento para venda online dos comerciantes. Os cadastrados apresentam seus produtos e a comercialização começa e termina pelo WhatsApp.

Outra ação importante foi a flexibilização da fiscalização da Lei Mogi Mais Viva. Com esta medida, os comerciantes puderam colocar cartazes informativos em suas fachadas com as formas que os consumidores teriam acesso a seus produtos e serviços.

Retomada Econômica
A Prefeitura vem atuando em várias ações para apoiar os empreendedores de Mogi das Cruzes e ajudar os setores produtivos da cidade a enfrentar os problemas causados pela crise do novo coronavírus. Este trabalho está reunido no Plano de Retomada Econômica.

O plano tem como objetivo estimular o desenvolvimento da cidade, a criação de empregos e a geração de renda para empresas e para a população. Ele traz diretrizes nos setores de empregabilidade, de apoio ao empreendedor, de parceria com as indústrias e de inovação tecnológica. (Julio Nogueira)