Comitê Gestor define nova pesquisa sobre retorno das aulas presenciais

Gabinete

08 de janeiro de 2021
Pesquisa com pais e responsável de alunos da rede municipal terá dados cruzados com outras áreas, como Saúde, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico. (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

Pais de alunos da rede municipal serão os protagonistas da nova pesquisa que será realizada pelo Comitê Gestor de Retomada Gradativa das Atividades Econômicas da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Em reunião na tarde desta sexta-feira (08/01), o grupo de trabalho definiu que uma nova consulta será feita com pais e responsáveis dos mais de 47 mil alunos da rede municipal de ensino sobre o retorno das aulas presenciais.

O resultado do levantamento, que será feito por setor, será cruzado com informações das áreas de Saúde, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, para que a Administração Municipal desenvolva ações de acordo com as necessidades apontadas. A aplicação dessa consulta será detalhada pela SME na próxima semana.

“Será fundamental termos um perfil de cada região com o cruzamento destas informações para a eficiência das nossas ações. Poderemos identificar quais áreas precisam de intervenções mais urgentes. As necessidades dos bairros são diferentes e vamos ter um retrato mais consistente com estes dados”, disse a vice-prefeita Priscila Yamagami, responsável pelo Comitê.

Outra medida apontada pelo Comitê é a criação da Brigada da Educação, um conselho intersetorial para a retomada das aulas presenciais, que conta inicialmente com a participação das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde. A pasta de Educação também está revendo os conteúdos e habilidades para este ano letivo e desenvolvendo um plano de acolhimento emocional dos profissionais, alunos e suas famílias.

Integração

Este trabalho intersetorial tem sido um dos diferenciais do Comitê Gestor, que agora também é composto pelas secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Segurança. “As reuniões têm sido muito produtivas e a chegada destas secretarias traz um olhar mais humano para o Comitê. Nossa prioridade é a vida e a saúde das pessoas, sem esquecer o aspecto econômico - sem renda, as pessoas não comem, não vivem”, completou a vice-prefeita. O Comitê conta ainda com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Gabinete, Assuntos Jurídicos e Câmara Municipal.

Mogi das Cruzes permanece na fase 3 - Amarela do Plano São Paulo, conforme anúncio do Governo Estadual em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (08/01). O Comitê Gestor aguarda a publicação do Decreto Estadual com as mudanças referentes ao faseamento do plano. (Kelli Correa Brito)