Conscientização sobre segurança viária é destaque na Semana Nacional do Trânsito

Secretaria de Mobilidade Urbana

20 de setembro de 2021

A Prefeitura de Mogi das Cruzes preparou uma programação especial para a Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o país. As ações compreendem palestras, atividades educativas, de conscientização e serviços com foco principal na educação para o trânsito e na construção do conceito compartilhamento do espaço público.

As atividades da Semana Nacional do Trânsito em Mogi das Cruzes começam na terça-feira (21/09), com mais uma edição da atividade “Sentindo na Pele”, na avenida Cívica. A ação será realizada em dois horários – às 11h e às 14h – com motoristas da empresa CS Brasil, do transporte coletivo municipal.

Durante esta atividade, um dos participantes utiliza uma bicicleta enquanto um ônibus passa muito próximo a ele. Assim, o participante vivencia na prática um problema recorrente para os ciclistas. O objetivo é reforçar aos participantes a necessidade de adotar medidas para a segurança dos ciclistas, principalmente no que se refere ao espaço que deve ser obedecido quando se ultrapassa ou se aproxima de alguém circulando de bicicleta.

Já na quarta-feira (22/09), será realizado o Pedal com Crianças para marcar o Dia Mundial sem Carro. A atividade atenderá os pequenos de 6 a 10 anos e ocorrerá na avenida Cívica, das 14h às 17h. Além das orientações sobre a utilização da bicicleta e da atividade recreativa e de conscientização também serão distribuídos pipoca e algodão-doce para os participantes.

O trabalho para a segurança dos ciclistas terá destaque na quinta-feira (23/09), das 19h às 20h, com mais uma edição da ação “Vá de bike com segurança”. A palestra será realizada no auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Vistoria veicular

Para fechar a programação da Semana Nacional de Trânsito, no sábado (25/09), a Secretaria Municipal de Transportes planejou uma ação especial, em parceria com as concessionárias de veículos da cidade. Das 9h às 13h, na avenida Cívica, será realizada a ação “Vistoria Veicular: Segurança Viária, a responsabilidade é de todos”.
Na atividade, profissionais especializados irão verificar itens de segurança dos veículos. Além disso, os motoristas que participarem também poderão ganhar brindes e descontos oferecidos pelas concessionárias.

Está prevista a participação de representantes das revendedoras das marcas Audi, Toyota, Jipe, Volvo, Caoa Chery, Citroen, Fiat, Hyundai, Kia, Peugeot, Renault e Volkswagen.

Mais informações sobre as ações da Semana Nacional do Trânsito e de Educação para o Trânsito em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-5142.