Conselho do Fundo Social do Condemat adere ao grupo de voluntariado da AACD Mogi

Fundo Social

23 de fevereiro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, recepcionou, na manhã desta sexta-feira (23/02), os membros do Conselho do Fundo Social de Solidariedade do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), para a segunda reunião de 2018 do grupo.

Durante o encontro, que aconteceu na sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), os integrantes do conselho decidiram aderir ao grupo de voluntariado da entidade e auxiliar da maneira que for possível nos eventos de arrecadação de recursos a serem realizados neste ano.

O principal foco será a realização em junho do Família Solidária. Trata-se de um grande almoço, para mil pessoas, que deve ser preparado por um chef renomado da cidade e cujos recursos arrecadados serão inteiramente destinados à AACD. O grupo também deve ajudar a AACD com sua agenda própria de eventos, que engloba um chá bingo no dia 13 de março, comemorações de Páscoa, do Dia das Mães e participação em festas tradicionais do município, como o Akimatsuri e a Festa do Divino Espírito Santo.

Esse aporte financeiro se faz necessário pois a AACD está em vias de passar por um processo de ampliação, que fará com que a entidade passe a atender pessoas de outras cidades do Alto Tietê, ampliando o número de pacientes dos atuais 116 para 330.

Além disso, está nos planos da AACD tentar trazer à unidade mogiana uma Oficina Ortopédica, para a produção de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção, adaptação à cadeiras de rodas, palmilhas e sapatos ortopédicos, tudo rigorosamente de acordo com as prescrições médicas.

“Este é um projeto de longo prazo, porém com o aumento do número de pacientes já vislumbramos a necessidade de trazer essa oficina para a AACD de Mogi e já estamos estudando a compra de alguns equipamentos. Tenho certeza que com toda essa rede de apoio que estamos conquistando, teremos sucesso nesse e nos demais projetos futuros da AACD”, destacou Luciana Martins Amaral, que é gestora administrativa da unidade.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, falou sobre a união de forças em torno desse projeto. “É uma grande alegria poder agregar mais pessoas ao voluntariado da AACD. É uma importante força que a entidade ganha, com esse apoio do Conselho do Fundo Social do Condemat. Talvez nós próprias não consigamos mensurar a quantidade de amor que colocamos em cada evento e em cada projeto que desenvolvemos, mas as pessoas que são atendidas aqui na AACD certamente conseguirão sentir isso”, pontuou.

Karin lembrou ainda que a AACD já possui um grupo de voluntários, composto atualmente por 28 pessoas, porém, conforme destacou o responsávl pelo voluntariado da entidade, esse número terá de saltar para 90, com a ampliação da unidade. 

A presidente do Conselho do Fundo Social do Condemat, Larisssa Ashiuchi, apresentou ainda uma proposta, de levar crianças em situação de vulnerabilidade de todo o Alto Tietê para um dia gratuito de diversões no Magic City, situado na cidade de Suzano, no Dia Nacional da Alegria, celebrado em 11 de abril.

A ação já é realizada com crianças de Suzano e a ideia é agora ampliar para crianças de todas as cidades da região, sendo cerca de 40 por cidade.

Outro evento que foi discutido na pauta é a segunda edição da feira Sabores do Alto Tietê, que será realizada no dia 7 de abril, no Parque Max Feffer, em Suzano. Cada cidade deve comparecer com uma barraca, comercializando comidas típicas do respectivo município.

O Conselho do Fundo Social do Condemat deve se reunir novamente em março, em data ainda a ser agendada.

Também compareceram à reunião desta sexta-feira (23/02) a presidente do Fundo Social de Biritiba Mirim, Zuleika Passos, de Ferraz de Vasconcelos, Bruna Chacon, de Guarulhos, Elen Farias, de Itaquaquecetuba, Joerly Nakashima, de Salesópolis, Luciana Miranda, o coordenador do Fundo Social de Santa Isabel, Willian Malagres e a coordenadora e assistente do Fundo Social de Arujá, Sara Dourado Furlaneto. As presidentes de Poá, Andressa Lopes e de Guararema, Vanessa Noronha Leite, mandaram representantes. (Lívia de Sá)