Construção de nova UPA 24 horas é iniciada no Distrito de Jundiapeba

30 de maio de 2019

O prefeito Marcus Melo, o vice-prefeito Juliano Abe, o presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai, entre outras autoridades, participaram, nesta manhã de quinta-feira (30/05), da cerimônia de início da construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Jundiapeba, realizada na área que abrigará o empreendimento, localizada na rua Dr. Francisco Soares Marialva, esquina com a rua Cecília da Rocha.

O valor da obra de construção da nova UPA de Jundiapeba ficou em R$ 3.729.902,55, o que representa uma economia de mais de R$ 1,5 milhão em relação ao valor inicialmente previsto. “Esse é mais um importante investimento para a nossa cidade. Mogi das Cruzes está crescendo em todas as áreas, mas a Saúde está entre as prioridades”, explicou o prefeito Marcus Melo.

Na abertura, o secretário municipal de Obras, Thiago Takeuchi de Oliveira, falou sobre as características estruturais do prédio, que seguem modelos de sustentabilidade. “Teremos placas solares para captação de energia, sistema de reuso de água, entre outros recursos. Hoje estamos dando início às obras, com a implantação dos tapumes”, explicou. O prazo de construção é de 12 meses.

Na sequência, o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, destacou a importância da futura unidade de urgência e emergência para a população mogiana. “É atendimento fundamental para a cidade, especialmente para Jundiapeba, que complementará uma rede assistencial que já conta com duas UPAs instaladas em outros extremos, que são bairro do Rodeio e Região do Oropó”, afirmou.

A nova unidade terá localização estratégica, no final da avenida Altino Arantes, permitindo facilidade de acesso à população. “Quero agradecer em nome de todas as lideranças de Jundiapeba porque a nossa comunidade está crescendo muito e uma UPA certamente nos trará mais segurança em momentos difíceis”, comentou a líder comunitária Cida Ferreira, da Creche Dó Ré Mi.

Serão cerca de 1,5 mil metros quadrados de área construída, organizada por setores, como Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico e Terapia, Urgência, Observação, Apoio Administrativo, Apoio Técnica e Logístico, entre outros. A nova unidade será uma UPA contará com consultórios médicos e de enfermagem, 11 leitos (sendo 2 de isolamento), salas de observação, raio-X, eletrocardiografia, exames laboratoriais, entre outros espaços. Terá capacidade para realizar uma média de 8 mil atendimentos por mês.

A UPA 24 horas é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, que funcionam 24 horas por dia, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. Está equipada e preparada para resolver grande parte das urgências e emergências como crises hipertensivas, febre alta, cortes, infartos e derrames, contribuindo para reduzir as filas nos pronto-socorros dos hospitais. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e fazem o diagnóstico. Se for necessário, o paciente pode ser encaminhado ao hospital ou permanecer em observação por até 24 horas.