Copa São Paulo encerra jogos em Mogi das Cruzes com grande público e vaga para o Grêmio

Secretaria de Esportes e Lazer

20 de janeiro de 2020

Mais de 6 mil pessoas acompanharam a classificação do Grêmio para as semifinais da Copa São Paulo de Juniores, neste sábado (18/01), no estádio municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão. A equipe gaúcha bateu o Vasco da Gama nos pênaltis e seguirá no torneio. Esta foi a última partida no estádio mogiano nesta edição da competição, que é o mais tradicional torneio de categoria de base do país.

De acordo com estimativas da Prefeitura, nos sete dias em que foram realizados jogos da Copa São Paulo em Mogi das Cruzes, o Nogueirão recebeu cerca de 28 mil pessoas que acompanharam os jogos, uma média de 4 mil pessoas por rodada. Ao todo, 10 partidas foram realizadas na cidade, com 30 gols anotados.

“A Copa São Paulo foi um sucesso em Mogi das Cruzes, com a população acompanhando as partidas, as famílias indo ao estádio, com muitas crianças. Não tivemos registros de casos de violência, o que mostra a eficiência da operação de segurança montada pela Prefeitura em conjunto com a Polícia Militar. A estrutura do Nogueirão também mostrou qualidade e foi referência na disputa, recebendo elogios das equipes participantes e da imprensa”, destacou o prefeito Marcus Melo.

O Grêmio, que realizou todas as suas partidas na cidade até aqui, chegou a encaminhar um ofício à Federação Paulista de Futebol elogiando a acolhida que o clube teve em Mogi das Cruzes e a estrutura do estádio. Representantes da comissão técnica da equipe também visitaram o prefeito e elogiaram a manutenção realizada no Nogueirão e em espaços esportivos, como o Parque da Cidade, onde o time treinou.

Para a disputa da Copa São Paulo na cidade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes garantiu toda a estrutura, com a participação de diversas secretarias municipais. Além de ceder a estrutura do estádio Nogueirão, a administração municipal foi responsável pela hospedagem das equipes, transporte, alimentação e lavanderia. A Guarda Municipal atuou em conjunto com a Polícia Militar no trabalho de segurança do evento, enquanto agentes municipais de trânsito fazem o controle do trânsito e as interdições necessárias nas proximidades do estádio Nogueirão nos dias de jogos.

O jogo

A disputa entre dois grandes clubes do futebol brasileiro levou um grande público para o estádio Nogueirão. Em campo, Grêmio e Vasco da Gama fizeram uma partida bastante equilibrada, com chances de gols para as duas equipes e muita disputa dentro de campo.

Os gaúchos abriram o placar aos 11 minutos do segundo tempo, com o meia Rildo, que aproveitou um cruzamento de Fabrício para marcar com categoria. Os vascaínos empataram aos 30 minutos da segunda etapa. Vinícius cruzou na área, a defesa gremista afastou e o atacante Artur pegou o rebote para marcar.

Com o empate no tempo normal, a decisão da vaga para a final foi para os pênaltis. Neste momento, brilhou a estrela do goleiro gremista Adriel, que defendeu a cobrança do vascaíno Caio Lopes. O atacante MT, também do Vasco, já havia chutado seu pênalti para fora. Como todos os atletas do Grêmio anotaram suas cobranças, o time gaúcho venceu a disputa por 4 a 2 e se classificou para as semifinais.

Na próxima fase, o tricolor enfrenta o Oeste, que eliminou o São Paulo. O jogo será nesta quarta-feira (22/01), na Arena Barueri. A outra semifinal da Copa São Paulo será entre Corinthians e Internacional, nesta terça-feira (21/01), também em Barueri.(Luiz Maritan)