Cultura incentiva a leitura por meio do Escambo Literário e Escambinho Literário

Secretaria de Cultura

24 de novembro de 2022

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove ações literárias e culturais por meio dos programas Escambinho Literário e Escambo Literário, nesta sexta-feira e no sábado (25 e 26/11) , na região central de Mogi das Cruzes. O Escambinho Literário realizará duas ações - uma na sexta-feira (25) e outra no sábado (26) - na Pinacoteca de Mogi das Cruzes, das 9h30 às 16h. Já o Escambo Literário será neste sábado, das 9h às 15h30, no Mercado Municipal.

Quem tiver um livro em bom estado pode levá-lo até a ação para trocá-lo por um outro de seu interesse. Pelas regras, os livros têm de ser entregues embalados em um saco plástico transparente e devem ser apenas de literatura – livros didáticos ou técnicos não serão aceitos. Ao todo, a feira conta com mais de 100 títulos, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Cultura.

A ação tem o intuito de aproximar as crianças da literatura, além de estimular a fantasia e a imaginação. A troca de livros fica aberta e disponível a todos os interessados ao longo destes dois dias do Escambinho Literário.

Escambo Literário

Fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura e Agricultura, o Escambo Literário visa incentivar o hábito da leitura e fomentar as artes literárias. A partir da troca de livros, sua primeira edição ocorreu em 30 de julho de 2021.

A ação será montada no início da rampa de acesso para o segundo piso do Mercado Municipal, que fica na rua Coronel Souza Franco, 440, no Centro.

Escambinho Literário

O projeto é uma extensão da Feira do Escambo Literário, voltada ao público infantil, e realizou sua primeira ação em 8 de abril deste ano. Além da troca de livros, o projeto contará também com sessões de contação de histórias, que serão realizadas às 10h e às 14h, na sexta-feira e às 11h deste sábado. A previsão é que sejam atendidas cerca de 30 crianças a cada sessão de contação de histórias.

O Escambinho Literário é mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura que visa o fomento e a difusão da leitura e da literatura, bem como ampliação de conhecimentos e repertório cultural. A ideia é que as crianças levem consigo livros que já tenham lido e façam ali a troca por um outro título. Assim, elas têm acesso a novas histórias e permitem que outras crianças tenham essa mesma oportunidade.

A Pinacoteca de Mogi das Cruzes fica na rua Coronel Souza Franco, 993, no Centro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua José Bonifácio, 516, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Serviço:

Escambinho Literário
Data: 25 e 26/11 (sexta-feira e sábado)
Horário: das 9h30 às 16h
Local: Pinacoteca de Mogi das Cruzes (Rua Coronel Souza Franco, 993 - Centro)

Escambo Literário
Data: 26/11 (sábado)
Horário: das 9h às 15h30
Local: Mercado Municipal (Rua  Coronel Souza Franco, 440 - no Centro)