Cure 192 completa 475 mil atendimentos em seis anos de atividades

20 de outubro de 2017

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, participou, na tarde desta sexta-feira (20/10), da solenidade em comemoração ao aniversário de seis anos de funcionamento da Central de Urgências, Remoções e Emergências da cidade – a Cure 192. Durante o evento, que foi realizado na sede da Cure, foi apresentado um balanço das atividades da Central desde sua inauguração, em outubro de 2011.

Entre outubro de 2011 e agosto de 2017, a Cure realizou 475.475 atendimentos, sendo 200.384 urgências e emergências. Já neste ano, entre janeiro e agosto, foram 53.870 atendimentos, sendo 24.117 urgências e emergências.

“Comemorar o sexto ano de um equipamento como este é fazer uma reflexão sobre o que temos e, principalmente, agradecer ao trabalho desenvolvido por cada um dos colaboradores envolvidos diariamente neste ofício. A Cure é um projeto de integração entre ambulâncias da Prefeitura, Samu e Corpo de Bombeiros que efetivamente salva vidas. Quando há integração, a conquista é de todos nós”, destacou o prefeito, Marcus Melo.

O prefeito também falou sobre a expectativa do município quanto ao recebimento de novas viaturas para a troca da frota, o que deve acontecer, conforme regras estabelecidas, a cada cinco anos. “Temos um serviço que é referência nacional, portanto entendemos que devemos ser contemplados com novas ambulâncias. Já fomos à Brasília e falamos com o Ministro da Saúde a respeito e vamos continuar nesta luta, para conseguir manter o serviço de excelência que já prestamos”, completou.

Além do atendimento emergencial, a Cure também fez, desde sua inauguração até agosto deste ano, 80.649 a atendimentos eletivos, 79.547 remoções intermunicipais, 72.288 viagens para tratamentos de hemodiálise, 36.443 remoções de unidades básicas de saúde para outras unidades e 1.009 viagens para tratamentos de fissuras lábio-palatais.

“Deixo aqui meu agradecimento ao Corpo de Bombeiros, que nos recebeu em sua sede e aceitou o projeto de integração, à Pró-Saúde, que é responsável pela gestão do Samu e todos os funcionários que vivem este dia a dia, que não é fácil e requer muito comprometimento. Temos muito a comemorar, mas quero em breve estar de volta aqui para uma nova solenidade, comemorando a chegada das nossas novas ambulâncias”, destacou o secretário municipal de Saúde, que também é presidente do Cresamu, Marcello Cusatis.

Em maio deste ano, a cidade de Santa Isabel fez a adesão ao Cresamu, que até então contava com cinco municípios participantes. A operação da nova cidade dentro consórcio deve ter início no próximo ano e representa a ampliação do atendimento da Cure, para um total de 646 mil habitantes. Os demais participantes são Mogi das Cruzes, Salesópolis, Biritiba Mirim, Guararema e Arujá.

Além disso, a Cure também recebeu neste ano mais um reconhecimento pela excelência do serviço prestado, com a requalificação concedida pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria 1.100, de 3 de maio de 2017. No ano de 2012, quando estava ainda com poucos meses de funcionamento, a Cure, por meio do Samu, foi a primeira entre 157 existentes no Brasil naquela ocasião a ser qualificada pelo Ministério.

A Cure conta atualmente com frota de 30 ambulâncias, sendo 14 do município (eletivas), nove de suporte básico, duas ambulâncias equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco de reserva técnica do Samu. Ela concentra todas as chamadas emergenciais dos municípios do Cresamu e as solicitações de ambulâncias para ações eletivas, num sistema que engloba também o Corpo de Bombeiros.

Instalada junto ao Corpo de Bombeiros, no bairro do Shangai, a Cure tem ainda duas bases descentralizadas, situadas em Braz Cubas e na UPA 24 horas do Oropó. A equipe é composta por 256 funcionários da Cure e 188 do Samu.

Para quem precisa de atendimento, basta ligar no telefone 192. O cidadão é atendido por um técnico de regulação capaz de identificar o tipo de socorro mais adequado para cada ocorrência. A viatura mais indicada para o atendimento de um caso clínico, como acidente de trânsito ou até mesmo incêndio, é então enviada para o local. A ligação é gratuita.

Também estiveram presentes na solenidade de comemoração dos seis anos da Cure o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes, o secretário de saúde de Santa Isabel, Cleber Vinicius Kerchner, outros secretários municipais, vereadores e diversos funcionários da Cure 192. (Lívia de Sá)