DAEE abre processo de licitação para o desassoreamento do rio Jundiaí

Gabinete

10 de julho de 2020

Está aberto, pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o aviso de pregão presencial que fará a contratação dos serviços de desassoreamento do rio Jundiaí. A publicação foi feita na terça-feira (07/07), no Diário Oficial do Estado, e representa uma importante conquista para Mogi das Cruzes, pois o serviço vinha sendo solicitado ao Governo do Estado pela Prefeitura desde o ano passado.

O aviso de pregão informa que o DAEE fará a contratação dos serviços de desobstrução, limpeza, adequação do desemboque e desassoreamento do rio Jundiaí no trecho compreendido imediatamente à jusante da Avenida das Orquídeas, já na várzea da baixa do Rio Tietê, até as proximidades da rua José Pereira, numa extensão de cerca de 3 quilômetros. A sessão pública para apresentação e abertura dos envelopes será realizada na sede do DAEE, em São Paulo, no dia 28 de julho de 2020, às 14 horas.

O prefeito Marcus Melo recebeu a informação diretamente do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. “Recebi um telefonema do secretário Penido, que falou sobre a abertura da licitação. É uma notícia muita importante para Mogi das Cruzes, mais um passo que damos no processo de busca desse serviço, que é realizado pelo Estado e tem influência direta na qualidade da vida das pessoas, pois previne ocorrências durante os período de chuva”, afirmou Melo.

Melo participou de duas reuniões, em Mogi das Cruzes e em São Paulo, com o objetivo de acelerar o desassoreamento do Jundiaí. No dia 18 de março de 2019, o secretário Penido foi recebido na Prefeitura e ouviu as demandasda cidade – que incluíam a execução dos serviços no rio Jundiaí.Já no dia 15 de maio do ano passado, o prefeito mogianos esteve na sede do DAEE, na Capital, onde conversou com o superintendente Heitor Brandão de Azevedo. Durante o encontro, Melo reiterou as solicitações para o desassoreamento do rio.

O trabalho faz parte do planejamento de ações da Prefeitura no combate às enchentes, que ocorrem durante as chuvas de verão, no início do ano. Todo o distrito de Jundiapeba, incluindo principalmente a região do Jardim Aeroporto, Oropó e Santos Dumont, será beneficiada com o trabalho, que garantirá um aumento da vazão do rio – que, por sua vez, deságua no rio Tietê.

O último desassoreamento do rio Jundiaí foi realizado no segundo semestre de 2009. Naquela oportunidade, foram investidos R$ 2,5 milhões no trabalho – que incluiu o desassoreamento de um trecho de 8,4 quilômetros, o que significou a retirada de 62.840 metros cúbicos de material. Com isso, houve uma melhora sensível no escoamento da água, o que contribuiu para minimizar os efeitos da chuva nos bairros localizados à margem do rio.

Já no primeiro semestre de 2011, foi feita uma limpeza superficial do rio Jundiaí, também por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o DAEE. O serviço foi responsável pela limpeza e pelo aumento da drenagem do curso d'água. Na prática, a limpeza consistiu na retirada do material acumulado na superfície do rio – como garrafas plásticas, além de mato e terra.

Na ocasião, uma máquina escavadeira hidráulica nova foi cedida pelo DAEE para o trabalho. O equipamento chegou a Mogi no final de fevereiro e foi posicionado no trecho do rio localizado perto da rodovia SP-66, na altura da rotatória de Jundiapeba. O trabalho de limpeza começou naquele ponto e avançou em direção à avenida Japão, passando pelo Nova Jundiapeba e pelas regiões que ficam às margens do rio. A ação incluiu também a manutenção das margens do rio, que receberam limpeza a fim de melhorar a drenagem. (Marco Aurélio Sobreiro)