Defesa Civil de Mogi das Cruzes participa de reunião do Plano de Auxílio Mútuo

Secretaria de Segurança

17 de março de 2023

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes participou nesta semana da primeira reunião no Plano de Auxílio Mútuo (PAM), grupo de trabalho que conta com a participação das Defesas Civis da região, do Corpo de Bombeiros e empresas do Alto Tietê para o planejamento de atendimento em casos de emergências. O encontro foi realizado em uma indústria associada localizada na Vila Industrial.

Durante a reunião, foram discutidas diretrizes básicas para a coordenação do atendimento a casos de emergência com grande impacto, bem como as atividades a serem desenvolvidas por cada um dos participantes. Além de Mogi das Cruzes, também participaram representantes das Defesas Civis de Suzano, Itaquaquecetuba e Poá.

“As atividades de auxílio mútuo entre os municípios e a iniciativa privada são importantes porque, em alguns casos, o poder público sozinho não é capaz de realizar todas as medidas para atender as ocorrências. É uma parceria em que todos ganham, com benefícios para o atendimento à população das cidades e às empresas”, explicou o diretor da Defesa Civil de Mogi das Cruzes, Augusto Cesar Barbosa.

Ele lembrou que a retomada das atividades da Defesa Civil no PAM faz parte da reestruturação no departamento que está sendo desenvolvida pela administração municipal. Entre as ações previstas está a modernização da estrutura para permitir um atendimento cada vez mais eficiente para a população.

“A Defesa Civil tem um papel fundamental no primeiro atendimento à população em casos de emergências e desastres naturais, bem como no acompanhamento aos moradores das áreas atingidas. O investimento na melhoria do trabalho do órgão é importante para oferecer mais segurança à população”, destacou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Mogi das Cruzes pelos telefones 199 ou 153. Os dois números atendem 24 horas por dia.