Desenvolve Mogi: o desafio de criar as melhores oportunidades de trabalho na cidade

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

24 de junho de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Nos últimos anos, Mogi das Cruzes investiu na ampliação de obras e serviços, sobretudo nas áreas de saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. Embora a cidade mantenha essas agendas, um novo foco é colocado entre as prioridades: o desenvolvimento econômico e social por meio da adequação das empresas à atual realidade tecnológica e da requalificação da mão de obra para atendimento às novas demandas. Para isso, a Prefeitura reuniu os principais atores do setor produtivo, da formação e do incentivo ao empreendedorismo para criar o programa Desenvolve Mogi, que será lançado oficialmente pelo prefeito Marcus Melo nesta segunda-feira, às 18h30, no auditório do prédio sede.

A proposta é clara e ambiciosa: proporcionar a geração de 10 mil novas oportunidades de trabalho nos próximos dois anos, que ofereçam boa remuneração. “As novas demandas do mercado e as modernas tecnologias impõem ao setor privado e poder público o desafio da atualização constante para atender a consumidores cada vez mais exigentes. Por isso, empresas com processos e tecnologias atualizados e trabalhadores melhor qualificados também são uma necessidade crescente”, afirma o prefeito.

“As transformações trazidas pela nova revolução industrial exigem uma adaptação rápida às necessidades das pessoas. De nossa parte, também procuramos atender a essas mudanças com uma gestão municipal inovadora, conectada às novas tendências e tecnologias. As recentes premiações que recebemos do Sebrae comprovam isso. E agora, o Desenvolve Mogi é a nossa ferramenta para que tenhamos trabalhadores melhor qualificados. Trata-se de um amplo programa voltado para a qualificação e valorização do capital humano na nossa cidade”, completa Melo.

O Desenvolve Mogi propõe um novo modelo de desenvolvimento econômico e social, baseado no diálogo e na troca de experiências entre todos os agentes e visa a desenvolver o ambiente econômico municipal por meio da inovação, qualificação e investimento, oferecendo oportunidades para o crescimento do setor empresarial e melhores oportunidades e renda aos trabalhadores.

O objetivo é também oferecer à população de Mogi das Cruzes, por meio do “Desenvolve Mogi Digital”, um amplo programa de treinamento voltado para uma melhor qualificação ao mercado de trabalho nas indústrias da região.

O programa quer unificar as oportunidades de trabalho no Alto Tietê envolvendo os segmentos de indústria, comércio, serviços e agronegócio. “Entendendo suas necessidades e requalificando nossa mão de obra para melhor atendê-los”, detalha o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura, Cláudio Costa.

Outra proposta é qualificar cerca de 40 mil pessoas, em programas de formação técnica, universitária e para o empreendedorismo, de forma que os trabalhadores estejam prontos para as oportunidades que surgirão.

Entre os principais parceiros da Prefeitura estão a regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) no Alto Tietê, indústrias da cidade, Senai, Sebrae, agências de emprego, Associação Comercial, Sincomércio, Banco do Povo Paulista e Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT), entre outros.

A proposta é envolver empresários, entidades de classe, universidades, outras esferas de governo, embaixadas e sindicatos. Pela Prefeitura, a ação envolve praticamente todos os órgãos e secretarias, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. (Julio Nogueira)

 

Programa terá como base o tripé inovação, qualificação e investimento

O programa Desenvolve Mogi terá como base o tripé inovação, qualificação e investimento. A inovação é na criação de oportunidades para que as empresas melhorem seus processos industriais e gerenciais, por meio da troca de experiência e processos customizados, com apoio de entidades educacionais e de tecnologia, gerando assim melhores postos de trabalho e remuneração elevada, contribuindo para um melhor desenvolvimento econômico.

A qualificação visa a um amplo programa de treinamento técnico e gerencial para os segmentos industrial, de serviços, comércio e agrícola, com mão de obra adequada para o desenvolvimento pleno das novas atividades.

Quanto ao investimento, a proposta é fomentar novos investimentos de grupos econômicos, gerando desta forma melhores empregos e aumento de renda da população.

“Gerar oportunidades de trabalho na cidade é uma busca constante, mas não queremos apenas números. O objetivo é que Mogi das Cruzes gere os melhores empregos, e conseguiremos isso qualificando o trabalhador”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Clodoaldo de Moraes.

“Nosso maior objetivo é congregar a comunidade empresarial num projeto de geração de oportunidades de trabalho e renda. Temos a necessidade iminente de criar vagas. Uma nova onda de desenvolvimento econômico está chegando e temos de estar preparados para isso”, destaca o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura, Cláudio Costa.

O público-alvo do programa são estudantes, desempregados em busca de trabalho e de qualificação, pessoas que querem empreender, portadores de deficiência que procuram de oportunidades e empregados que querem crescer na profissão. (JN)

 

Parceiros classificam iniciativa como inovadora

Parceiros do Programa Desenvolve Mogi destacam esforço do município para gerar boas oportunidades e consideram inovadora a iniciativa. “O Desenvolve Mogi trará muitas conquistas para a cidade. A Prefeitura não tem medido esforços para gerar mais desenvolvimento e oportunidades de trabalho. No Emprega Mogi, temos atuado em conjunto com as empresas que estão se instalando ou ampliando suas atividades, o que tem gerado frutos. Mas, com certeza, a parceria e os bons resultados serão ampliados com este novo projeto”, avalia a coordenadora do Emprega Mogi, Glaucia Coutinho.

“O Desenvolve Mogi é um movimento de extrema importância, que tem como princípio a geração de trabalho e renda, fomento à inovação e ao empreendedorismo. É uma articulação extremamente importante, envolvendo vários atores da iniciativa privada e o poder público cumprindo o seu papel”, define o gerente regional do Sebrae-SP, Sérgio Ricardo Gromik.

“O Sebrae não poderia deixar de estar presente, participando, apoiando, estreitando nosso relacionamento e contribuindo com duas ações inovadoras: o Programa de Desenvolvimento Local e o Contrata+1. É fundamental que iniciativas como essas sejam desenvolvidas e tornem o município de Mogi cada vez mais próspero, preparado e protagonista desta ação de desenvolvimento sustentável”, completa.

Para o supervisor de Recursos Humanos da Petrom, Newton Bianchi, o Desenvolve Mogi é um programa amplo que abrange todos os seguimentos de emprego, renda, empreendedorismo e educação. “Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa, pois dentro das propostas que estão sendo avaliadas para o Fórum de Capital Humano, as partes envolvidas na relação de trabalho receberão orientações de cunho jurídico, desenvolvimento de pessoas, captação e manutenção de mão de obra. Acredito que estamos no caminho para uma Mogi das Cruzes ainda melhor”, opina.

“O programa tem como objetivo construir uma agenda positiva, e que valoriza este momento de vanguarda na cidade e na administração, que busca a inovação. O Senai está honrado em participar desta agenda”, afirma o diretor do Senai de Mogi das Cruzes, Itamar Rodrigues Cruz. (JN)

 

 

Infraestrutura e localização já garantem condições de novas e boas oportunidades

Mogi das Cruzes está localizada no coração da região mais dinâmica do Brasil e principal mercado consumidor do País: a Região Metropolitana de São Paulo. Está a poucos quilômetros dos principais centros comerciais, econômicos e de transporte e conta com duas das mais importantes rodovias nacionais: a Ayrton Senna/Carvalho Pinto e a Presidente Dutra, com rápida ligação pela Mogi-Dutra. São condições que já garantem o interesse de grandes empresas e investidores e a consequente geração de bons empregos.

O município também é servido por malha ferroviária, ligando-o ao Porto de Santos e aos principais centros de produção e consumo. Está a 30 quilômetros do principal aeroporto de passageiros e de cargas do Brasil e a cerca de 100 quilômetros do maior porto da América Latina.

Uma das grandes apostas da cidade é o Distrito Industrial do Taboão. Aposta para o presente e para o futuro, por ser a maior área industrial disponível e com infraestrutura na Região Metropolitana de São Paulo, com cerca de 15 milhões de metros quadrados disponíveis para ocupação industrial. E também pela logística fantástica, que será ainda melhor quando for concluído o trecho norte do Rodoanel e se for atendida a solicitação do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) para a construção de uma alça de acesso à Ayrton Senna.

Além da infraestrutura e localização, a Prefeitura tomou medidas concretas para facilitar a vida daqueles que geram emprego e renda na cidade. Exemplo disso é a Sala do Empreendedor, que reúne todos os departamentos, não apenas da Prefeitura, mas de outros órgãos que participam da abertura de uma empresa. Novos procedimentos e fluxos de trabalho foram implementados e, com isso, o prazo de abertura, que demorava cerca de cinco dias úteis, passou para apenas 24 horas. (JN)

 

Jornada e fóruns vão promover o debate e o fomento de ideias inovadoras

O projeto Desenvolve Mogi também prevê eventos como Jornada Empreendedora, Programa de Formação, Fórum de Trabalho e Renda, Fórum de Capital Humano, Fórum de Empreendedorismo, Fórum de Inovação e Fórum Econômico, em datas a serem agendadas.

Jornada Empreendedora: será um encontro de profissionais com vontade de empreender. Os temas serão relativos ao empreendedorismo e casos de sucesso. No evento, haverá o lançamento do Programa de Desenvolvimento Local (PDL) e Programa “Contrata +1”, do Sebrae.

Fórum de Trabalho e Renda: tem a expectativa de atrair mais de 10 mil pessoas em busca de oportunidades de trabalho, incluindo estudantes. Serão oferecidos vagas para início imediato e cadastramento de currículos dentro do programa “Desenvolve Mogi”.

Programa de Formação: apresentação do programa de treinamento técnico e comportamental a ser oferecido aos munícipes, resultante de um trabalho em conjunto com os profissionais do segmento de educação.

Desenvolve Mogi Digital: ferramentas disponíveis aos munícipes para cadastramento de currículos e inscrição para os programas de treinamento oferecidos, bem como informações das vagas disponíveis nas empresas.

Fórum de Capital Humano: encontro de lideres e profissionais de Recursos Humanos com várias palestras e casos de sucesso na área de Capital Humano.

Fórum de Empreendedorismo: encontro de profissionais com vontade de empreender, sobre temas relativos ao empreendedorismo e segmentados em Turismo, Cultura, Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

Fórum de Inovação: encontro de profissionais ligados à área de inovação tecnológica, debatendo sobre temas de interesse comum e casos de sucesso

Fórum Econômico: encontro de líderes e CEOs para debater temas de caráter socioeconômico que impactam o dia a dia das empresas, com palestra de profissionais renomados.