Desfile Cívico-Militar e 1º Mogi FestConfaban irão comemorar os 457 anos de Mogi

24 de agosto de 2017

A programação pelos 457 anos de Mogi das Cruzes contará com o Desfile Cívico-Militar, no dia 1º de setembro às 9 horas na Avenida Cívica, que terá como tema Inovação e Tecnologia e o 1º Mogi FestConfaban – Festival Interno de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes e Concurso Aberto de Fanfarras e Bandas, no dia 2 de setembro, a partir das 9 horas no mesmo local. Os eventos, organizados pela Secretaria Municipal de Educação, estão na fase final de preparativos com apoio de instituições da cidade.

A parte Militar dará início ao desfile em homenagem aos 457 anos de Mogi das Cruzes. Na sequência, escolas, universidades e instituições da cidade apresentarão na Avenida Cívica, as ações e os projetos de inovação realizados na cidade. “O objetivo é mostrar que Mogi das Cruzes é uma cidade conectada com o futuro. Vamos apresentar uma cidade que busca inovar e informatizar os serviços, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

Um dos destaques do desfile será a apresentação de um pelotão formado por mais de 200 alunos do Projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, que farão companhia às bandas e fanfarras da cidade, que também marcam presença no evento. Os pelotões abordarão os primeiros passos na tecnologia, inovações para melhorar a qualidade de vida, tecnologia educacional e ainda a inovação compartilhada, tema do Polo Digital de Mogi das Cruzes.

Festival e Concurso de Bandas e Fanfarras

No sábado, dia 2 de setembro, das 9 às 20 horas na Avenida Cívica, será a vez do resgate da tradição de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes com a realização do 1º Mogi FestConfaban – Festival Interno de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes e Concurso Aberto de Fanfarras e Bandas, organizado em parceria com a Secretaria Municipal de  Cultura e a Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes.

O evento tem a finalidade de estimular o gosto pela música; incentivar a organização de Fanfarras e Bandas; promover o congraçamento de escolas e estudantes por meio da apresentação, competição sadia; possibilitar o aprimoramento da música dança e técnicas artísticas. O festival para as corporações de Mogi das Cruzes terá início às 9 horas e o concurso com grupos de outras cidades será às 13h30. Não há divisão de idade para o concurso, que terá três categorias: Fanfarra simples, Banda Marcial e Fanfarra com 1 Pisto.

O Congresso técnico do evento será realizado nesta sexta-feira (25/08), às 18h30, na sede da SME – Secretaria Municipal de Educação, que definirá a ordem das apresentações. Todas das corporações participantes receberão um Troféu de Participação. Serão premiados os três primeiros colocados das categorias: corpo musical, corpo coreográfico, baliza, Mor e Regência. Receberá o “Troféu de Campeão Geral” a Corporação que obtiver a maior pontuação. A educação musical em Mogi é referência, com projetos como a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, o Canarinhos do Itapety, o Pequenos Músicos e o Pra ver a banda passar. (Kelli Correa Brito)