Deslizamento de terra interdita a Estrada Velha de Sabaúna

Secretaria de Segurança

14 de dezembro de 2016

A avenida Romilda Peccorari Nor, conhecida como Estrada Velha de Sabaúna, foi interditada na tarde desta quarta-feira (14/12) devido a um deslizamento de terra ocorrido próximo à Comunidade São Sebastião. A decisão foi adotada por determinação da Defesa Civil, após vistoria realizada no local, com a participação de engenheiros da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O deslizamento aconteceu devido às chuvas registradas no último final de semana e atingiu parte da pista cerca de 500 metros após a Comunidade São Sebastião, para quem segue em direção a Sabaúna. Primeiramente, o local foi isolado e sinalizado. O acompanhamento e a vistoria realizada no ponto indicaram que existe risco de o terreno continuar cedendo. "Verificou-se uma evolução significativa neste início de semana. O solo continua saturado, bem como as trincas que surgiram na pista aumentaram, mostrando que o terreno continua em movimento. Assim, foi recomendada a interdição total da estrada neste ponto", explicou o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno. Na tarde desta quarta-feira, representantes das Secretarias Municipais de Segurança, Transportes e Serviços Urbanos e da Defesa Civil se reuniram para definir as medidas necessárias para a interdição. A previsão é que o trecho fique interditado por, pelo menos, 30 dias. Os técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão fazendo o levantamento das intervenções necessárias para que o orçamento final dos trabalhos possa ser definido. "Por baixo da pista existe a travessia de um córrego. Esta passagem é feita, primeiro, em uma estrutura de pedra e, mais abaixo, por tubos. Foi detectada uma obstrução nesta segunda tubulação, que fica em um desnível de cerca de 15 metros em relação à estrada. Com isso, a água do córrego está se acumulando, juntamente com a areia trazida, o que dificulta ainda mais a passagem da água, que está infiltrando no solo. Saturado pela umidade, o terreno movimenta-se, causando o deslizamento", detalhou Nepomuceno, lembrando que a empresa MRS Logística, responsável pela linha férrea que passa ao lado da via, também foi alertada sobre o problema. A Secretaria Municipal de Transportes iniciou a implantação da sinalização relativa à interdição nos dois lados da via, tanto no distrito de Cezar de Souza quanto em Sabaúna. Nos dois casos, é possível apenas o trânsito local até o ponto da interdição. A Secretaria de Serviços Urbanos também colocará obstáculos no ponto da interdição para reforçar a proibição da passagem de veículos. Além disso, a SMT também definiu as alterações necessárias no transporte coletivo. A linha E693 (Sabaúna via Estrada Velha), que passa pelo local, cumprirá atendimento até a Comunidade São Sebastião, onde fará o retorno para a região central. Para os passageiros que desejam chegar a Sabaúna ou deixar o distrito, a opção é utilizar as linhas E691 (Sabaúna via Tronco) e E692 (Sabaúna via Cezar de Souza). Já para os motoristas que desejam chegar a Sabaúna, a melhor opção é utilizar a rodovia Mogi-Guararema, com acesso ao distrito pela avenida José Figueira Filho. (LM)