Dez linhas municipais voltam à avenida Governador Adhemar de Barros nesta segunda

Secretaria de Mobilidade Urbana

31 de maio de 2017
Avenida Governador Adhemar de Barros foi liberada ao trânsito no início desta semana e receberá ônibus municipais com destino ao Terminal Central (Ney Sarmento/PMMC)

Ônibus de dez linhas do sistema municipal de transporte coletivo voltarão a circular pelo corredor formado pela rua Doutor Ricardo Vilela e avenida Governador Adhemar de Barros a partir desta segunda-feira (05/06). A avenida foi reaberta ao trânsito de veículos no início desta semana, com o avanço das obras de construção do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biágio.

Passarão a utilizar as vias as linhas C402 (Socorro), C404 (Conjunto Residencial Toyama), C501 (Cezar de Souza via Fatec), C502 (Cezar de Souza via Dante Jordão Stoppa), C503 (Jardim das Bandeiras), C505 (Morada do Sol), C507 (Vila Aparecida), C692 (Sabaúna via Cezar de Souza), C701 (Jardim Maricá via Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes) e C801 (Jardim Aracy).

Durante o período de interdição da avenida Governador Adhemar de Barros, todas estas linhas foram transferidas para a rua José Bonifácio como trajeto para chegar ao Terminal Central. Com a alteração, a expectativa é haja benefício para fluidez no corredor formado pelas ruas Doutor Correa, José Bonifácio e Voluntário Fernando Pinheiro Franco.

Com o retorno dos ônibus do sistema municipal de transportes, os técnicos da Secretaria Municipal de Transportes analisarão o comportamento do trânsito para verificar a necessidade de adequações. A transferência da circulação dos ônibus das linhas intermunicipais será feita em uma próxima etapa.

Trânsito

O trânsito de veículos no trecho da avenida Governador Adhemar de Barros entre as ruas Princesa Isabel de Bragança e Presidente Campos Salles foi liberado na última segunda-feira (29/05). Com isso, os motoristas ganharam uma nova opção para deixar a região central com destino a bairros como a Vila Rubens e os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba.

Durante os primeiros dias de liberação, agentes municipais de trânsito permanecerão no local, orientando os motoristas. Além disso, técnicos da SMT realizam o acompanhamento da circulação dos veículos.

Complexo Viário

O Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio é formado por dois túneis que realizam a ligação entre os dois lados da linha férrea na região central de Mogi das Cruzes. O primeiro foi entregue em dezembro e já cumpre sua função de permitir o tráfego de veículos entre as ruas Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa, com 298 metros de extensão.

Já o segundo, que tem previsão de entrega até o final deste ano, liga a rua Cabo Diogo Oliver à avenida Governador Adhemar de Barros, com 426 metros de extensão. Operários e máquinas trabalham nas duas frentes de escavação e a passagem alcançou 70% de seu cronograma, o que corresponde a cerca de 90% do total das obras, considerando os dois túneis. (Luiz Maritan)