Dia de Vestir Azul mobiliza servidores na prevenção do câncer de próstata

19 de novembro de 2019

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, percorreu todos os andares do prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes e esteve em outros prédios da municipalidade para registrar a mobilização dos servidores durante a Campanha Novembro Mais Azul. O objetivo é conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata e outras doenças que mais acometem os homens como hipertensão, diabetes e ansiedade.

Além do edifício-sede, Karin esteve no Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Escola de Governo, Secretaria de Saúde, Prédio II, Serviços Urbanos e Educação. “A Campanha Novembro Mais Azul é muito importante porque os homens ainda têm resistência a ir ao médico. Esta é uma barreira que precisa ser derrubada, pois o câncer de próstata, assim como o de mama, tem excelentes chances de recuperação quando detectado no início. E isso só é possível com a realização dos exames preventivos”, ressaltou.

Desde o dia 1º, quando foram iniciadas as ações do Novembro Mais Azul, Mogi das Cruzes já realizou 925 coletas para exame de PSA (exame de sangue). “O exame é o primeiro passo para a detecção precoce do câncer de próstata e é realizado pela coleta de sangue. É um procedimento muito simples, que todos os homens a partir dos 45 anos de idade devem realizar todos os anos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

Até o final do mês, homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos doze meses podem realizar exames de PSA (exame de sangue). Os interessados devem procurar a unidade de saúde próxima de sua residência para obter as orientações e preparos necessários para o agendamento.

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.

Os pacientes que tiverem resultados alterados são encaminhados para consultas com o médico urologista. Também são realizados exames de ultrassom, para verificação do tamanho da próstata, e toque retal, ambos solicitados conforme critério médico, de acordo com cada necessidade. Para os pacientes que tiveram os exames normais, os resultados serão entregues na unidade de saúde de origem, sem necessidade de qualquer outro procedimento.

A Campanha Mogi Mais Azul compreende, ainda, outras ações educativas. Durante todo o mês de novembro, os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família promovem palestras e rodas de conversa em salas de espera com informação e orientação para o público masculino. (Ana Paula Frias)