Dia Internacional da Animação promove três mostras de curtas em Mogi das Cruzes

Secretaria de Cultura

25 de outubro de 2017
Dia Internacional da Animação será celebrado nesta sexta-feira e no sábado em Mogi das Cruzes, com a exibição gratuita de três tipos de mostras de curta metragens

Por mais um ano, Mogi das Cruzes vai participar do Dia Internacional da Animação, uma realização da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA), que acontece oficialmente em 28 de outubro. Em Mogi, contudo, as exibições já começam nesta sexta-feira (27/10) e serão ao todo três mostras.

No dia 27, acontecem a Mostra Infantil (9h às 14h) e a Mostra Nacional (10h às 15h). Ambas serão realizadas do Centro de Arte e Esportes Unificado (CEU das Artes), com entrada gratuita e recomendação livre.

Já no dia 28, será realizada a Mostra Histórica, a partir das 13h, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Para esta, a recomendação é 14 anos. E, para todas, a entrada é gratuita.

O Dia Internacional da Animação deste ano presta uma homenagem ao centenário do cinema de animação brasileiro. Por isso a Mostra Nacional, que é composta por uma hora de curtas metragens brasileiros atuais. Por isso também, a Mostra Histórica estará composta por uma hora de curtas metragens de destaque na história do estilo no Brasil, realizados entre 1930 e 1997.

Para fechar a sessão histórica, será exibido o curta “Reanimando o Kaiser”, uma releitura da charge animada “O Kaiser”, considerada o marco zero do cinema de animação no Brasil, Realizada em 1917 pelo caricaturista fluminense Álvaro Marins (Seth), a charge era uma alusão clara ao contexto geopolítico internacional daquela época, às sombras de uma guerra mundial.

Por falta de preservação adequada, o filme foi perdido, e tudo o que sobrou foi uma imagem de referência da obra. Em 2013, o documentário ‘Luz Anima Ação”, uma produção da IDEOgraph dirigida por Eduardo Calvet, convidou oito grandes nomes da animação brasileira a recriar essa obra pioneira em um trabalho coletivo que mistura diversas técnicas de animação. O resultado é um trabalho denso, reflexivo e metalinguístico único, que reflete bem a diversidade da animação feita no Brasil.

O Dia Internacional da Animação, que chega em 2017 à sua 14ª edição, é celebrado em alusão a 28 de outubro de 1892, data em que Émile Reynaud realizou a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Para celebrar este marco, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou a comemoração, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados.

No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) desde 2004. O evento tem por objetivos difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos e despertar o interesse do espectador em assistir filmes de animação. Propõe-se ainda a reforçar a animação como técnica cinematográfica, que pode ser utilizada para realizar obras de distintos gêneros (comédia, terror, romance...) e para várias faixas etárias.

O Dia também promove a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. 

Mais informações, como a relação completa de curtas que serão exibidos em cada uma das mostras, podem ser obtidas no site do evento.