Editais do PROFAC são abertos e interessados podem participar de reuniões de orientação

Secretaria de Cultura

20 de junho de 2017

Já estão abertos no site da Secretaria Municipal de Cultura os editais do Programa de Fomento à Arte e Cultura de Mogi das Cruzes (PROFAC). Para quem atua na área cultural, tem algum projeto que carece de fomento e quer saber como se inscrever de forma adequada, a Cultura está recebendo inscrições para duas reuniões de orientação gratuitas, que serão ministradas na próxima semana, nos dias 27 e 28 de junho. Os encontros acontecerão no prédio do Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM) e terão cerca de duas horas de duração cada – das 19h às 21 horas.

Inscreva-se para as reuniões de orientação

O objetivo dessas duas reuniões é apresentar a plataforma de inscrição do PROFAC, detalhando como acessá-la e preenchê-la, da primeira até a última etapa. Desta maneira, os interessados saberão como é o passo a passo do processo e terão, assim, suporte para inscrever projetos com chances de aprovação. Além da apresentação, todos os participantes poderão sanar dúvidas pontuais, na parte final dos encontros.

Após essas reuniões, a Secretaria de Cultura manterá dois dias, as terças e quintas, no horário das 14h às 18h, até o dia 20 de julho de 2017, para receber os interessados em inscrever projetos no PROFAC, mediante agendamento prévio na sede da SMC ou por meio do telefone 4798-6900.

Vale lembrar que, para inscrever um projeto nos editais do PROFAC é preciso que o proponente tenha 18 anos no mínimo - em caso de pessoa física - e seja morador de Mogi das Cruzes há no mínimo dois anos. Pessoas jurídicas também podem inscrever projetos. É fundamental também que o proponente faça a leitura completa do texto da lei e do decreto regulamentador, documentos esses que estão integralmente disponíveis para consulta e leitura na plataforma online de inscrições.

Leia os editais e a legislação do PROFAC

Foram abertos a princípio sete editais, dos segmentos: artes cênicas (R$ 60 mil), mostras e festivais (R$ 25 mil), literatura e publicações (R$ 10 mil), cinema, vídeo e multimeios (R$ 10 mil), artes visuais (R$ 15 mil), dança (R$ 30 mil) e patrimônio histórico e cultura (R$ 50 mil). A definição dos nichos culturais primeiramente atendidos em edital, assim como todos artigos que compõe a lei do PROFAC, foi feita de forma democrática, com a participação direta da sociedade e de representantes da classe artística da cidade.

Juntos, os sete editais possibilitam a transferência de até R$ 200 mil, recurso este proveniente de fundos do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap) e do Conselho Municipal de Cultura. Será possível beneficiar até 18 projetos, dos sete segmentos selecionados. (Lívia de Sá)