Em Brasília, Marcus Melo oficializa programa Internet Para Todos para Mogi das Cruzes

Secretaria de Gestão Pública

12 de março de 2018

O prefeito Marcus Melo assinou nesta segunda-feira (12/05), em cerimônia com o presidente Michel Temer, em Brasília, o termo de adesão de Mogi das Cruzes ao programa Internet Para Todos, do Governo Federal. A previsão é de que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações estima que sejam instaladas 200 antenas por dia no País.

De acordo com o Governo Federal, compareceram à cerimônia prefeitos e prefeitas de 2.471 cidades. Com a assinatura, esses municípios estão habilitados a integrar o primeiro lote do projeto. O Internet Para Todos oferece conexão em banda larga a preços reduzidos para democratizar o acesso à internet à população de locais onde não há oferta adequada do serviço.

A possibilidade de adesão de Mogi das Cruzes e demais cidades da região foi apresentada em novembro do ano passado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Na ocasião, acompanhado do ex-prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli, Kassab explicou o projeto e os procedimentos para adesão ao programa.

“A inclusão digital expande as possibilidades de comunicação. Desejamos implantar serviços públicos com mais qualidade e transparência, e isso passa pela oferta mais ampla de acesso à internet”, disse Marcus Melo. “Agradecemos o apoio do ministro Kassab e do ex-prefeito Marco Bertaiolli, que tanto se empenharam para que Mogi das Cruzes recebesse o programa”, concluiu Melo, que compareceu ao evento acompanhado do vereador mogiano Antonio Lino.

Em seu discurso durante o evento, o presidente Michel Temer afirmou que está trazendo modernidade para o País. “Eu acho que nós estamos colocando o Brasil no mundo moderno. Desde 2005 já se falava desse tema de levar a banda larga para todos os municípios e escolas públicas. Hoje, nós podemos comemorar algo que diz respeito aos países mais avançados do mundo, nós estamos levando banda larga para todos os municípios brasileiros”.

Os pontos selecionados para implementação do programa em Mogi das Cruzes são Biritiba Ussú, Chácara Guanabara, Jardim Nove de Julho, Jardim Piatã, Parque São Martinho e Quatinga.

De acordo com o Governo Federal, os moradores das localidades atendidas terão a oportunidade de contratar serviços de conexão à internet oferecidos por empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, credenciadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

O serviço não será gratuito, mas a preços reduzidos, devido aos custos para empresas manterem a infraestrutura de conexão. A redução dos preços será devido a isenções oferecidas pelo programa.

Por meio da Telebrás, a iniciativa utiliza o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) brasileiro para levar internet rápida para todo o País.

O satélite será utilizado para prover conexão, especialmente nas regiões mais remotas. O equipamento tem capacidade para cobrir todo o território brasileiro.