Escola Ambiental de Mogi das Cruzes é referência para a cidade de Jundiaí

21 de setembro de 2017

A Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, no Distrito de Jundiapeba, recebeu na manhã desta quinta-feira (21/09) a visita da primeira dama de Jundiaí, Vanessa Machado e a equipe da Secretaria de Educação da cidade. A unidade mogiana será referência para a instalação de um equipamento semelhante no município. O encontro contou com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo e a secretária adjunta de Educação, Catia Moyano.

“Ficamos felizes em receber a equipe de Jundiaí e apresentar o trabalho feito em Mogi das Cruzes. A Escola Ambiental realiza um trabalho de qualidade na formação dos professores da rede municipal e certamente dará todo o apoio para a equipe da cidade”, disse Karin Melo. A Escola Ambiental de Mogi das Cruzes completou 11 anos de atividade neste ano e possui laboratório de ciências, biblioteca, sala de estudos, videoteca, viveiro de mudas e espaço para hortas alternativas.

A escola será referência para o projeto de implantação de uma escola de Educação Ambiental em Jundiaí, onde atualmente funciona um Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM). “Fiquei encantada com o espaço da escola e o trabalho realizado na cidade. Vamos levar esta experiência para nossa cidade que nos ajudarão implantar novas ações e aprimorar projetos que já desenvolvemos”, disse a primeira dama Vanessa Machado.

As instalações e os projetos desenvolvidos pela unidade foram apresentados pela coordenadora da Escola Ambiental, Angelica Lucas Bezerra e a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Eulália Anjos Siqueira. “Achamos ótimo, são propostas bacanas e de possível implantaçãoVania de Fátima Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi de Jundiaí.

Escola Ambiental de Mogi das Cruzes

A Escola Ambiental de Mogi das Cruzes foi inaugurada em 5 de junho de 2006 e funciona como um centro de pesquisa e formação de professores das redes municipal, estadual e particular, em parceria com universidades, instituições e ONGs. O objetivo é assegurar que as escolas formulem projetos de educação ambiental e desenvolvam ações concretas de preservação para formar cidadãos críticos, preocupados com o destino coletivo e dispostos a enfrentar os desafios do mundo.

A unidade desenvolve atividades a partir dos eixos Água e Energia, Horta (Compostagem e solo), resíduos sólidos, biodiversidade e saúde e meio ambiente. O trabalho em parceria com instituições tem permitido a realização de projetos junto às escolas, visando à qualidade de vida e preservação dos recursos naturais. “Esta troca de experiência entre municípios de portes semelhantes agrega também em nosso trabalho”, disse Catia Moyano, secretária adjunta de Educação. (Kelli Correa Brito)