Escolas apresentarão trabalho em conferência virtual de universidade americana

09 de julho de 2020
No Cube Design, que faz parte do projeto, foram premiados Patricky Kenji Yamanaka e Ana Carolina da Silva Dias, do 8º ano, Nicole Pereira Ferraz, do 9º ano e Ericky Yuta Yamanaka e Flavio Henrique Quinto . . .

O Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, e a EM Prof. Dr. Jair Rocha Batalha, em Braz Cubas, foram selecionados para apresentar um pôster na 34ª Conferência Anual de Pequenos Satélites (www.smallsat.org), organizada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. A conferência virtual será entre os dias 1º e 6 de agosto. O poster relata o trabalho realizado com robótica educacional na escola municipal e nas oficinas de Steam do Cempre.

“É uma grande alegria ver o trabalho que realizamos na rede municipal de ensino ultrapassar fronteiras, parabéns a todos. Trabalhamos todos os dias para avançar ainda mais, oferecendo uma educação inovadora e de alta qualidade para nossos alunos”, disse o prefeito Marcus Melo. O Cempre Benedito Ferreira Lopes atende 645 alunos em período integral do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e EM Prof. Dr. Jair Rocha Batalha atende 203 alunos do 2º ao 5 ano do ensino fundamental.

Serão apresentados o trabalho de Robótica Educacional na EM Dr. Jair Rocha Batalha e as atividades das aulas de Steam no Cempre, que abordam as áreas de Matemática, Arte, Engenharia, Física, planejamento e construção do projeto, além do trabalho em grupo. “Ver nosso trabalho reconhecido em um evento internacional nos traz muito orgulho. Parabéns a todos da equipe, temos trabalhado para levar a tecnologia para a sala de aula e estamos colhendo os frutos”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.

A ideia da inscrição surgiu após a conquista do terceiro lugar pelos alunos do Cempre no 2°CubeDesign realizado no INPE em São José dos Campos, em julho do ano passado. Após o evento, a equipe do Cempre começou a ter um maior contato com os pesquisadores do INPE e do ITA. Em setembro de 2019, a equipe de software do Centro Espacial ITA esteve na escola realizando uma apresentação para os alunos e acompanhando a mostra de trabalhos da oficina de STEAM. Em 12 de março deste ano, o Cempre recebeu uma palestra de introdução às tecnologias espaciais e oficinas com os kits educativos de CubeSat, realizadas pela equipe do INPE, como premiação da competição, em que foram atendidos cerca de 250 alunos do 8° e 9° ano.

A inscrição foi feita pelas diretoras Débora Teixeira, do Cempre e Vanessa Aguilar, da escola municipal, o orientador de informática das duas unidades Sandro Shoiti Sato e a coordenadora técnica do Centro Espacial do ITA, Lídia Hissae Shibuya Sato. O trabalho de Robótica Educacional apresentado para a conferência também conta com a participação dos alunos na Olimpíada Mogiana de Robótica. (Kelli Correa Brito)