Escolas realizam atividades no Dia de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes

18 de maio de 2022

Apresentações, atividades lúdicas e palestras com pais, responsáveis e estudantes marcaram as atividades desta quarta-feira (18/05), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes. Na EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, em Jundiapeba, psicólogas do DOP/Pró-Escolar falaram com os pais sobre o tema no período da tarde.

As psicólogas Karen Audrey de Souza Ferraz da Silva e Miriam de Sousa Camargo destacaram a importância da prevenção e da escuta para assegurar o direito das crianças e adolescentes. “O nosso foco é a proteção das crianças e adolescentes. A prevenção continua sendo a melhor atitude”, disse Karen. As profissionais apontaram ainda a importância da observação aos sinais, que podem indicar que algum problema está acontecendo.

Um dos pontos destacados pelos pais e responsáveis, que participaram da palestra, foi o diálogo. “Achei superinteressante a abordagem do assunto. Ser honesto e verdadeiro com nossos filhos é um meio de protegê-los. Tenho quatro filhos e a gente conversa muito”, disse Lourdes de Fátima dos Santos Chaves, mãe de aluna da unidade escolar, que atende alunos d Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Para a vice-diretora Eliane Regina Careta Macedo dos Santos, é preciso consolidar a rede de proteção para as crianças. “A gente precisa trabalhar junto, criar uma rede de proteção com a escola, família e os departamentos para que a gente possa garantir o direito das nossas crianças”, contou a vice-diretora Eliane Regina Careta Macedo dos Santos.  A escola desenvolveu atividades ao longo da semana com histórias e vídeos apropriados para a faixa etária de cada turma.

No Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, os destaques da programação da unidade escolar foram a palestra com as conselheiras tutelares da cidade na terça-feira (17/05) e as apresentações de dança e teatro nesta quarta-feira (18/05). Em Sabaúna, a EM Prof. João Cardoso Pereira realizou a atividade do semáforo do toque, que também foi o tema desenvolvido na Creche Nossa Senhora do Socorro, no Socorro. A unidade uniu os pequenos alunos na campanha nacional “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

Pela primeira vez, o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é destaque no calendário escolar da rede municipal de ensino. Para articular estas ações, a Pasta instituiu o Grupo de Trabalho para Fortalecimento de ações de prevenção e enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes no sistema municipal de ensino. Confira mais sobre as atividades desenvolvidas pelas escolas nas redes sociais da Secretaria de Educação.