Estado anuncia melhorias em mais de 50 km de estradas em Mogi

Gabinete

19 de maio de 2022

O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, esteve no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta-feira (19/05), para o anúncio da segunda fase do programa Estrada Asfaltada. Durante a solenidade, ele falou em nome de todos os prefeitos paulistas presentes, representantes das cidades contempladas pela ação. Segundo pacote anunciado, Mogi será beneficiada em três pontos, sendo dois na Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) e um na Rodovia Mogi-Dutra (SP-88), somando mais de 50 quilômetros de melhorias.

“Estou alegre demais por estar aqui representando todos os prefeitos desse Estado pujante, que não pode se dar ao luxo de parar um minuto, pois é a grande locomotiva do país. Agradeço ao convite, à oportunidade e confesso que vivo um misto de alegria e gratidão, não só por ter sido contemplado no programa Estrada Asfaltada, como por ter um governo que olha para as cidades de forma muito sensível e horizontal”, discursou o prefeito Caio Cunha.

Caio lembrou ainda que, três dias após assumir o Governo do Estado, Rodrigo Garcia esteve em Mogi das Cruzes, para anunciar a instalação de uma segunda unidade do restaurante Bom Prato na cidade e tantos outros investimentos. “Foi um presente para a população de Mogi. O governador prova que é possível fazer uma política séria, diferenciada e próxima das cidades”, acrescentou.

No pacote anunciado pelo Estado, a Rodovia Mogi-Bertioga será contemplada em dois trechos com serviços de conservação especial e reabilitação da sinalização horizontal. São eles: do km 56,6 ao km 73,2 (do Residencial Rubi até Biritiba Ussu) e do km 73,2 ao km 98 (de Biritiba Ussu até o município de Bertioga). Já a Mogi-Dutra será contemplada com os mesmos serviços entre os quilômetros 40,6 e 49,5, que é o trecho duplicado da estrada, entre o Jardim Aracy e o entroncamento com a Rodovia Ayrton Senna.

Ao todo, o governador liberou investimento de mais de R$ 2,9 bilhões em melhorias para rodovias de todo o Estado, que vai possibilitar a realização de 127 obras para modernizar 2,1 mil quilômetros de vias em mais de 145 cidades do interior e do litoral de São Paulo.

“Esse é o maior programa de recuperação de estradas estaduais da história de São Paulo. Nós estamos autorizando mais 2,1 mil quilômetros hoje e eles se somam a uma autorização do ano passado, que também foi uma etapa importante do Estrada Asfaltada”, disse Rodrigo Garcia.

O edital das obras está previsto para ser publicado nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial do Estado. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realizará obras de conservação especial e manutenção de vias, que consiste em recape e implantação de nova sinalização das rodovias. O Programa Estrada Asfaltada soma 277 obras em 4,4 mil quilômetros, totalizando o valor de R$ 4,6 bilhões.

“O Governo de SP realiza o maior investimento em recuperação de estrada e de vicinais da história do Estado. Estamos melhorando a logística do Estado, ampliando a segurança e garantindo a mobilidade de todos. Importante destacar que a boa qualidade das rodovias impacta ainda diretamente na redução de acidentes”, afirmou João Octaviano Machado Neto, secretário de Logística e Transportes.

Essa nova fase do Estrada Asfaltada faz parte do programa Pró SP, um amplo pacote de obras estruturantes do Governo para auxiliar na retomada do crescimento econômico, oferta de emprego e geração de renda. A iniciativa prevê recursos que totalizam R$ 50 bilhões para obras nas áreas de infraestrutura, transportes, educação e saneamento.