Estratégias para intensificar a vacinação são apresentadas em reunião mensal do GAEPE Mogi

Secretaria de Educação

22 de setembro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

A reunião mensal do GAEPE Mogi (Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação), realizada no último dia 19, abordou a baixa cobertura da campanha de vacinação contra a poliomielite e outras doenças. A Secretaria de Saúde apresentou estratégias, que podem ser adotadas junto à Secretaria de Educação, para facilitar o acesso de pais e responsáveis. A pauta do encontro também contou com as ações de busca ativa escolar e o trabalho de recomposição de aprendizagem realizado na rede estadual.

“Nosso objetivo é intervir em pontos que têm comprometido a vacinação. Gostaríamos que as escolas reforçassem a importância da carteirinha estar em dia e os benefícios das vacinas”, disse Mariana Viveiros, medica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. A profissional também apresentou estratégias para ampliar a vacinação, como a possibilidade da ida de equipes até as escolas rurais e a extensão do horário de atendimento das unidades básicas de saúde próximas às creches para que os pais possam levar as crianças após a saída.

Ismar Cruz, conselheiro do Instituto Articule, destacou a importância da articulação entre os setores para ampliar os níveis de vacinação. “É uma questão absolutamente crucial neste momento. Não podemos aceitar estes níveis de cobertura vacinal, que têm acontecido não só do Brasil, mas  em outros lugares do mundo. A articulação entre saúde e educação é fundamental para fazer com esta discussão chegue até onde é preciso, atendendo as crianças e outros públicos que ainda não se vacinaram”, disse.

Ainda pela Secretaria de Saúde, a chefe de Divisão da Vigilância Sanitária Debora Iolanda Cardoso solicitou o reforço junto às unidades escolares para o envio das notificações dos casos de Covid-19 e outras doenças para o setor, assegurando o acompanhamento dos casos. “Todas as escolas devem manter esse procedimento para acompanharmos e verificarmos as medidas necessárias”, disse. O processo de notificação deve ser o mesmo adotado durante a pandemia.

Aprendizagem e busca ativa
Rosangela Vergara, responsável pela Busca Ativa na Secretaria de Educação, apresentou as ações que têm sido planejadas para o retorno dos alunos às escolas. “Estamos começando um trabalho gradual na secretaria, junto com as escolas e diretores para que todos adotem os mesmos procedimentos. 
Também está em andamento o mapeamento das situações de abandono e das ausências com apoio da Supervisão de Ensino”, disse. O consultor do Instituto Articule citou o exemplo do trabalho realizado pela rede estadual de educação de Mato Grosso do Sul, que une todos os atores responsáveis pela busca ativa por meio de um sistema informatizado.

Na rede estadual, o trabalho de recomposição das aprendizagens tem como foco a questão da saúde mental e o acolhimento não só dos alunos, mas de toda a equipe escolar. A apresentação das ações foi feita por Elisabete Martins Sanches, supervisora da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes. “A questão da saúde mental impacta nas ações com os alunos. O bem-estar da comunidade escolar tem sido desenvolvido no Conviva, uma iniciativa que trabalha a convivência e a proteção escolar, proporcionando um ambiente de aprendizagem solidária”, contou. 

Há ainda a preocupação com o aproveitamento e permanência dos alunos na escola por meio da busca ativa e ações promovendo a comunicação não-violenta. O Método de Melhoria de Resultados (MMR), adotado pela rede estadual, também foi abordado pela supervisora. Os pontos que devem ser melhorados na aprendizagem dos alunos são analisados pela equipe escolar, que planeja ações para suprir as necessidades apontadas. Os resultados são analisados para revisão periódica do planejamento e as boas práticas são compartilhadas entre as escolas.