Evento discute ações para o trabalho com a população de rua

21 de junho de 2017

O prefeito Marcus Melo participou, na manhã desta quarta-feira (21/06), do evento Dialogando sobre a População de Rua, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e que teve a participação de representantes de entidades e grupos ligados ao tema, além de funcionários municipais. Objetivo do trabalho é trocar informações para a ampliação de conhecimento e construção de novas estratégias de atendimento.

O encontro contou com exposições do guarda civil metropolitano do município de São Paulo, Marco de Moraes, que realiza um trabalho voluntário de acolhimento das pessoas em situação de rua na Capital, e do técnico de referência da Secretaria Municipal de Assistência Social, Osni Damásio da Silva, que apresentou um panorama e o perfil das pessoas em situação de rua em Mogi das Cruzes.

“Este é um tema muito complexo. Não existe uma fórmula mágica para resolver a situação, um trabalho isolado. As pessoas que estão em situação de rua possuem uma série de questões que precisam ser analisadas, como consumo de álcool ou drogas, convívio familiar, questões econômicas. Quando temos ações descentralizadas e desconectadas, muitas vezes elas conflitam entre si e não atingem o objetivo. Esta conversa entre o poder público, as entidades e a sociedade é importante para definir o que se pode fazer para melhorar a vida das pessoas em situação de rua”, afirmou Marcus Melo.

O prefeito ressaltou que o trabalho conjunto é o que tem maiores chances de um resultado positivo para a reinserção social das pessoas. “É preciso que todos tenhamos a humildade de conversar de maneira organizada e trabalhar em harmonia, em sintonia, para que as pessoas sejam acolhidas por suas famílias e, quando isso não for possível, recebam o atendimento adequado”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, lembrou que o trabalho de atendimento a pessoas em situação de rua é uma construção conjunta de toda a sociedade. “É um diálogo que estamos construindo com todos vocês, os protagonistas do trabalho. É um novo olhar em que não perdemos a noção do humano”, disse.

Apresentações

O técnico de referência da Secretaria Municipal de Assistência Social, Osni Damásio da Silva, apresentou detalhes de como está a situação da população de rua em Mogi das Cruzes e como o trabalho da Prefeitura é desenvolvido. Esta ação envolve o trabalho de equipes de abordagem, realizada com o apoio da Guarda Municipal e de outras secretarias, o atendimento em unidades especializadas, como o Centro Pop, e o acolhimento em entidades parceiras. Atualmente, a cidade conta com 156 vagas.

Já Marcos de Moraes contou detalhes de seu trabalho junto a esta população. Morador de Mogi das Cruzes, ele trabalha na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Na Capital e também na cidade, ele já atendeu diversas pessoas em situação de rua, ouvindo suas histórias, identificando suas origens e, em muitos casos, reaproximando das famílias.

“Muitas vezes, o que as pessoas precisam é de atenção, de carinho, de um abraço. Não há alegria maior que ver uma família se reencontrar, ver laços sendo refeitos. Viver este momento é uma situação ímpar”, disse Moraes, que esteve na cidade ao lado do colega de corporação Rosimar Silva. “Pessoas tem histórias de vida e estas histórias podem ser mudadas, basta querermos”, completou.

Ações

Em Mogi das Cruzes, a Assistência Social coordena ações integradas de abordagem às pessoas em situação de rua na cidade, atuando em pontos estratégicos como Largo Bom Jesus e em outros pontos da área central, como Shangai e Praça Osvaldo Cruz e Avenida Francisco Rodrigues Filho, no Mogilar. Equipes de agentes sociais conversam com os homens e mulheres e fazem um trabalho de triagem e orientação com encaminhamentos pode ser retorno familiar, retorno ao município de origem ou algum serviço de acolhimento do município ao Centro POP, onde são inseridos em atendimento especializado.

Os interessados pelos acolhimentos contam com quatro unidades. As pessoas em situação de rua recebem todo o apoio imediato como banho, roupas, alimentação e atendimento técnico. As equipes psicossociais também fazem contato com as famílias, com o objetivo de resgatar os laços familiares. E um segundo momento, são oferecidos cursos profissionalizantes e outras ações que possibilitem o resgate do convívio social e da independência financeira.

Além disso, desde o mês de maio, equipes estão monitorando os pontos de entrada da cidade em função da operação realizada na região conhecida como Cracolândia, em São Paulo. (Luiz Maritan)