Eventos e atividades culturais poderão retomar as atividades a partir de segunda

07 de agosto de 2020

Com a permanência de Mogi das Cruzes na fase 3 – Amarela do Plano São Paulo, conforme anúncio do governador João Doria nesta sexta-feira (07/08), o setor de eventos, convenções e atividades culturais poderá retomar as atividades a partir da próxima segunda-feira (10/08). A cidade completou 28 dias na atual fase, o que possibilita o funcionamento de estabelecimentos do setor. O Comitê Gestor da Retomada Gradativa das Atividades Econômicas da Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou reuniões com empresários do setor, que deverão respeitar o regramento e os protocolos previstos na retomada.

As videoconferências, que também contaram com a participação da Câmara Municipal, foram divididas no setor de buffets e organizadores de festas e os representantes de auditórios da cidade. “O objetivo destas reuniões com os diferentes setores da economia da cidade como sempre temos dito, não é antecipar as medidas, mas fazer com que a curva de aprendizado sobre o regramento desse novo normal seja crescente entre os empresários, colaboradores e clientes”, explicou o vice-prefeito Juliano Abe, responsável pelo Comitê.

O setor de eventos, convenções e atividades culturais (museus, cinemas, teatros, galerias de arte, acervos, eventos de cultura e entretenimento) poderá funcionar por até seis horas diárias, com capacidade de 40%, controle de acesso, assentos marcados previamente, distanciamento de 1,5 m e vedação de atividades com público em pé. O setor terá um protocolo sanitário próprio, que reunirá os itens do protocolo intersetorial, do documento destinado a bares, restaurantes e lanchonetes, assim como do protocolo fornecido pela ADIBRA (Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil).

Uma demanda do setor de buffet foi quanto às questões contratuais e a relação entre empresas e seus clientes. As dúvidas serão apontadas em uma reunião com o Procon da Prefeitura de Mogi das Cruzes para orientações na próxima semana. O Comitê Gestor colocou a disposição o curso gratuito de prevenção ao coronavírus, que está sendo oferecido para todos os setores com o objetivo de preparar todos os colaboradores para que os estabelecimentos recebam o certificado de estabelecimento seguro. (Kelli Correa Brito)