Exposição em comemoração aos 80 anos do Batman segue até 30 de julho

Secretaria de Cultura

19 de julho de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes recebe, até o dia 30 de julho, uma exposição em comemoração ao aniversário de 80 annos de um dos personagens mais famosos e cultuados dos quadrinho de todos os tempos: Batman, que foi criado por Bob Kane e Bill Finger.

Para reverenciar a história do personagem, que já teve diversas adaptações ao longo das décadas, foi reunido um time com 12 ilustradores, que mostram justamente as múltiplas facetas que Batman já teve, em diversas mídias.

Cada artista convidado escolheu uma versão diferente do personagem. E para enriquecer ainda mais o evento, uma escultura do Batman, com cerca de 30 cm e produzida em clay hard (argila à base de óleos), compõe a mostra. A peça foi idealizada pelo escultor Pablo Vergílio, especialista em escultura, desenhos de retratos realistas, de personagens e caricaturas. 

Tanto a escultura, como todas as ilustrações, são criações inéditas e exclusivas, desenvolvidas para a exposição.

As obras estão na Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no piso térreo do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 18h.

Organização e curadoria

André Morelli

Natural de São Paulo e vivendo em Mogi das Cruzes há três anos, Morelli é jornalista, pesquisador e palestrante na área de cultura pop, com especialização em quadrinhos, cinema e animação.

Autor dos livros Super-Heróis no Cinema e nos Longa-Metragens de TV, Super-Heróis nos Desenhos e Heróis dos Animes.

Foi três vezes vencedor do prêmio HQMix pelo seu trabalho na revista Mundo dos Super-Heróis.

Artistas convidados

Germana Viana

Quadrinista e designer gráfica recifense radicada em São Paulo. Entre seus diversos trabalhos se destacam a série Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço (Jambô editora), e As Empoderadas, vencedora do troféu HQMix na categoria WebQuadrinhos, recentemente lançada em formato impresso.

Obra: Batman 66

Exibida de 1966 a 1968 pelo canal ABC, a icônica série de TV do Homem-Morcego deu início a uma verdadeira febre em torno do personagem, conhecida como batmania. Interpretado por Adam West, o seriado ficou famoso por suas cores, bom humor e antológicos vilões.

Douglas Franchin

Quadrinista natural de Mogi das Cruzes, também atua como ilustrador e professor de HQs. Entre seus trabalhos publicados por editoras norte-americanas estão Halo Escalation e Savage Sword (Dark Horse), X-MEN Blue (Marvel), e Person of Interest (DC Comics). Em 2018 lançou no Brasil seu primeiro quadrinho autoral, o álbum Sem Palavras.

Obra: Batman

De tempos em tempos, o uniforme do protetor de Gotham City passou por pequenas modificações, marcando diferentes épocas. O Batman dessa obra é a visão atual do personagem nas revistas em quadrinhos e nas elogiadas histórias escritas pelo ex-agente da CIA, Tom King.

Jonatas Tobias

Ilustrador e designer paulistano, autor de Cogumelos ao Entardecer (Devir editora), álbum em quadrinhos contemplado pelo ProAC, Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. Jonatas atua como ilustrador e background artist na TvPinguim para as séries de animação Peixonauta, Ping Pong, Gemini 8, Teca na TV e O Show da Luna.

Obra: Cavaleiro das Trevas

Lançada como uma minissérie em 1986, Cavaleiro das Trevas mostra um futuro alternativo, onde um envelhecido e amargurado Bruce Wayne abandona a aposentadoria e volta a ser o Batman. Escrita e desenhada por Frank Miller, é considerada uma das maiores histórias do personagem.

Anderson Cabral

Paulistano, atua como quadrinista, ilustrador, colorista e designer de personagens, com diversos trabalhos publicados no Brasil e nos EUA. Seu trabalho pode ser visto em editoras como Globo, Image Comics, Epigamics, Snap Comics, Paradigm Concepts Publishing, Shimmer Magazine, HBS Magazine, IDW Publishing e Titan Comics.

Obra: Batman Animated

Criada por Bruce Timm e exibida de 1992 a 1995, essa série animada é considerada a melhor adaptação do Batman fora dos quadrinhos até hoje, graças a suas tramas adultas, sua arte estilizada, sua ambientação inspirada no cinema noir e sua impecável caracterização dos personagens.

Monique Moon

Natural de Osasco, Monique é estudante de Jogos Digitais na FATEC Carapicuíba, pela qual lançou o jogo Masmorra da Tortura na CCXP 2017 como ilustradora, game designer e compositora. Atualmente é freelancer, desenvolve projetos com temática LGBT e participa do projeto Mulheres e Quadrinhos pela editora Skript.

Obra: Batman Vampiro

Imagine uma realidade alternativa em que o Batman se tornou mais do que um homem que se veste como morcego. Esse cenário sombrio foi mostrado nas minisséries Chuva Rubra, Tempestade de Sangue e Bruma Escarlate, lançadas durante os anos 1990. Escrita por Doug Moench e ilustrada por Kelley Jones, a trilogia é um grande conto de terror.

Camucada

Os paulistanos Antonio Santos e Claudio Murena fazem parte da Camucada, um coletivo de ilustração e design. Entre seus diversos trabalhos produzidos para o mercado editorial e publicitário, se destacam capas para as revistas Mundo Estranho, Mundo dos Super-Heróis e a história em quadrinhos Irmãos Atlânticos, projeto da revista portuguesa Gerador.

Obra: Batman da Era de Ouro

O Homem-Morcego em suas primeiras histórias era muito diferente do herói que conhecemos. Mais magro, vestindo luvas roxas e portando armas, Batman era um vigilante violento que não se importava em matar criminosos. Sua aversão a armas de fogo e seu pacto em não matar só surgiriam anos depois.

Fransergio Rodrigues

Natural de São Paulo e formado em Comunicação, Fransergio é ilustrador e designer gráfico freelancer atuando no ramo de embalagens e etiquetas flexográficas. Pesquisador nas áreas de quadrinhos, séries animadas e cultura pop, é também colaborador na revista Mundo dos Super-Heróis (editora Europa) desde sua primeira edição.

Obra: Batman (Bravos e Destemidos)

Exibida de 2008 a 2011, a animação Bravos e Destemidos apresentava um Batman mais bem-humorado, atuando a cada episódio ao lado de heróis menos conhecidos da DC Comics. A série buscou inspiração na Pop Art e nos quadrinhos dos anos 1950.

Erik Elidio

Vivendo atualmente em Suzano, Erik é um ilustrador mogiano apaixonado pelo estilo realista. É autor de ebooks sobre ilustração e ministra cursos online sobre técnicas realistas, além de ser professor de desenho no Studio Pablo Vergílio (Mogi das Cruzes). É um artista atuante no mercado de commissions, com trabalhos vendidos para colecionadores em diversos países.

Obra: Batman o Retorno

Lançado em 1992, foi o segundo filme do herói dirigido por Tim Burton. Dessa vez, Batman se vê às voltas com o Pinguim (Danny DeVito) e a Mulher-Gato, numa brilhante atuação de Michelle Pfeiffer. Foi a segunda (e última) vez que Michael Keaton viveu o Homem-Morcego.

Dandi

Daniele Rios Boleeiro é uma ilustradora e designer de São Paulo, com trabalhos para o mercado editorial, games digitais e boardgames. Participou do projeto de quadrinhos Pequenos Heróis (vencedor do prêmio HQMix), o boardgame Don Capollo, pela Devir, e a segunda edição de Pablo, pela Funbox. Ilustra a série Mundo de Oz pela editora Vermelho Marinho.

Obra: Batman Pirata

Lançada em 1994 com roteiro de Chuck Dixon e desenhos de Enrique Alcatena, Batman o Corsário é mais um HQ que reimagina o personagem. No caso, estamos falando do Capitão Asas de Couro, um misterioso corsário mascarado que sob as ordens do rei James II, vaga pelos mares para pilhar navios de nações inimigas da Inglaterra.

Carlos Tostes

Nascido em Mogi das Cruzes, reside no município de Arujá. Arquiteto de formação, mas ilustrador de profissão. Já trabalhou na secretária de Cultura de Mogi das Cruzes no setor de arquitetura. Atua na área de quadrinhos com enfoque no mercado independente. Mais um artista com diversos commissions disputados no mercado de colecionadores.

Obra: Batman do Futuro

Em 2039, a cidade futurística de Neo-Gothan vê o surgimento de um novo Batman. Dentro do uniforme está Terry McGinnis, um jovem que teve o pai assassinado e agora tem como mentor um idoso Bruce Wayne. Exibida de 1999 a 2001, Batman do Futuro é uma movimentada animação que presta tributo ao gênero conhecido como cyberpunk.

Gabriela Nascimento

Ilustradora freelancer e game designer paulistana, Gabriela já trabalhou em todos os estágios de desenvolvimento de um jogo. Produziu concept arts para o game brasileiro AereA: Scattered Lands, foi artista de interface em Community Inc e desenvolveu o visual de diversos games para dispositivos móveis.

Obra: Batman (Reino do Amanhã)

Minissérie escrita por Mark Waid com a arte pintada de Alex Ross, Reino do Amanhã foi lançada em 1996 é mais uma história mostrando um futuro alternativo, tomado por conflitos entre heróis jovens e arrogantes. Um dos pouco heróis na ativa é um Batman envelhecido, dependente de um exoesqueleto para se mover e usando uma armadura de combate.

Anderson Almeida

Ilustrador, roteirista e colorista paulistano, Anderson atua nos mercados de quadrinhos, animação e games. Com trabalhos lançados pela Revista Recreio, Brainstore Editora e Arcana Comics (EUA), é autor das HQs Noite de Caça, Zeladores e Alex Green. Também trabalha na produtora Moonshot Pictures em projetos para a televisão, cinema e internet.

Obra: Batman medieval

Lançada em 1999, Cavaleiro das Trevas da Távola Redonda é exatamente o que o nome sugere: a HQ escrita por Bob Layton e com ilustrações de Dick Giordano é uma adaptação do universo do Batman a lenda do Rei Arthur. Na história, vemos o treinamento do jovem Bruce Waynemoor com o mago Merlin para se tornar cavaleiro e vingar a morte dos pais.

Pablo Vergilio

Natural de São Paulo, Pablo vive em Mogi das Cruzes desde 2016. Atuando como ilustrador especializado em 3D e escultor, inaugurou seu estúdio em 2018, onde realiza diversas atividades culturais e ministra aulas junto de outros profissionais. Será o responsável pela única escultura da exposição.

Renan Siqueira

Artista plástico, escultor e tatuador de Mogi das Cruzes, onde atua em estúdio de tatuagem desde 2015. Na exposição, reproduziu em uma das paredes do Centro Cultural o cenário da maioria das aventuras do Batman, Gotham City.