Faixas de pedestres recebem iluminação para melhorar a segurança da travessia

Secretaria de Mobilidade Urbana

10 de julho de 2020

A Prefeitura de Mogi das Cruzes implantou neste mês iluminação em travessias de pedestres em mais cinco pontos de grande movimentação de pessoas em Mogi das Cruzes. A ação faz parte do trabalho da Secretaria Municipal de Transportes para melhoria da segurança viária no município.

Neste trabalho, são implantadas luminárias nos dois lados das faixas para pedestres, melhorando a iluminação no ponto. Com isso, a travessia das pessoas fica mais segura, uma vez que o motorista tem maior visibilidade no período noturno.

No Mogilar, foram beneficiadas as travessias de pedestres localizadas na avenida Manoel de Oliveira, em frente ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, e na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, em frente ao Pró-Criança. Já na região central, o trabalho foi realizado na rua Doutor Deodato Wertheimer, próximo ao encontro com a rua Carmem de Moura Santos. O ponto é bastante utilizado para acesso à unidade mogiana da Apae.

No distrito de Jundiapeba, foi implantada travessia iluminada na avenida Lourenço de Souza Franco, no trecho que passa pela Vila Nova Jundiapeba. Por fim, no distrito de Braz Cubas, as luminárias foram instaladas na avenida Francisco Ferreira Lopes com a rua Schwartzmann, um dos pontos mais movimentados da região.

Todos os locais foram definidos após estudos técnicos realizados pela equipe de engenharia de tráfego da Secretaria Municipal de Transportes e a implantação faz parte da ampliação dos pontos de travessias iluminadas no município. No ano passado, o trabalho já havia sido finalizado em 45 pontos, dentro de uma parceria da Prefeitura com o Detran, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Naquela ocasião, foram beneficiados pontos como as avenidas Francisco Rodrigues Filho, desde o Mogilar até o Botujuru, Pedro Romero e Lothar Waldemar Hoehne, que compõem a via Perimetral da cidade.

As equipes da Secretaria Municipal de Transportes também estão realizando ações de revitalização da sinalização trânsito em todas as regiões da cidade. O trabalho, que não foi paralisado durante o período de restrições por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, compreende a pintura de sinalização de solo – como faixas de pedestres, lombadas, linhas de centro e borda – e a manutenção da sinalização vertical, com a revitalização e substituição de placas.