Festa do Divino Espírito Santo prossegue até 4 de junho na cidade

26 de maio de 2017

A primeira Alvorada da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes acontece neste sábado (27/5), às 5 horas, na Praça Coronel Benedito de Almeida. Às 8 horas, será realizado o Divino Verde – 5ª Caminhada Ecológica, com concentração e saída da Cúria Diocesana, localizada na rua Braz de Pina, nº 560, no Alto Ipiranga, com destino ao Parque da Cidade.

A abertura oficial da Festa do Divino aconteceu na noite de quinta-feira (25/05), em frente à Catedral de Santana, e reuniu centenas de pessoas. O maior evento religioso e folclórico da cidade reúne diversas atrações até o dia 4 de junho, quando a festividade será encerrada com a tradicional Procissão de Pentecostes.

O prefeito Marcus Melo recebeu o bispo dom Pedro Luiz Stringhini e o casal de festeiros João Pedro dos Santos Oliveira e Márcia Regina Pauletti Oliveira na sede da Prefeitura, de onde seguiram, ao lado de centenas de fieis, até a Praça Coronel Benedito de Almeida. Em frente à Catedral, o bispo fez a abertura oficial do evento com a cerimônia da benção do Império do Divino, benção das novas bandeiras dos festeiros, capitães de mastro e devotos, hasteamento das bandeiras da Festa, de Mogi das Cruzes, e da Paz, e benção e levantamento do Mastro.

“Estou muito feliz essa noite, dando início a mais uma edição da Festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes, um momento muito esperado em nosso município. Que possamos viver nossa tradição, nossa cultura e nossa fé e que o Espírito Santo derrame muita paz sobre a nossa cidade”, afirmou o prefeito, ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.

Dom Pedro Luiz agradeceu aos devotos, organizadores do evento e autoridades, e disse que a Festa do Divino Espírito Santo é um momento de encontro com Deus. “Esse é um momento de confraternização, de união. Aproveito para agradecer a todos os envolvidos na organização da festa e a todo o apoio que recebemos para que esse grandioso evento aconteça há tantos anos”, disse. Em 2017, a Festa do Divino de Mogi das Cruzes completa 404 anos.

Ao final da cerimônia, outra procissão partiu da Catedral até o Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Nagib Najar, no Mogilar, onde foi realizada a abertura oficial da tradicional quermesse. O Império do Divino ficará aberto diariamente até 4 de junho, na Praça Coronel Benedito de Almeida, em frente à Catedral de Santana, das 5h à meia-noite.

Festa do Divino Espírito Santo 2017
De 25 de maio a 4 de junho

Tema: "Guiai nosso caminho na fé e na unidade"

Festeiros: João Pedro dos Santos Oliveira e Marcia Regina Pauletti Oliveira
Capitães de Mastro: Sergio Paschoal Gomes e Nilde Cristina de Lima Gomes

Programação religiosa:
26 de maio a 3 de junho

Novena e Missa (sempre às 19h30, na Catedral de Santana)

27 de maio a 4 de junho
Alvorada (saindo sempre às 5 horas do Império do Divino na Praça Coronel Benedito de Almeida)
No dia 29, a Alvorada terá como destino o Cemitério São Salvador , onde haverá missa presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini.
No dia 30, a Alvorada passará em frente a Santa Casa de Misericórdia, para um momento de oração pelos doentes.
Em 4 de junho, último dia da festa, em frente à Ordem 1ª do Carmo, haverá uma breve cerimônia simbolizando a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos

27 de maio e 3 de junho (sábados)
Missas campais no espaço da quermesse, às 15 horas. Dia 27, presidida pelo bispo Dom Pedro Luiz Stringhini e concelebrada pelo padre Alessandro Campos. No dia 3 de junho, presidida pelo padre Wally Soares, da Paróquia São Judas Tadeu, de Suzano.

03 de maio – Entrada dos Palmitos (sábado)
Concentração às 9 horas e saída em frente a capela de Santa Cruz (Rua Dr. Ricardo Vilela, altura do nº 1.200)
Cortejo seguirá pelas principais ruas da cidade, até a Catedral de Santana.

04 de junho – Cerimônia de Pentecostes (domingo)
Procissão às 16h30. Na sequência, será a missa de encerramento, presidida pelo bispo Dom Pedro Luiz Stringhini. Após a missa, cerimônia de incineração dos pedidos e fechamento do Império.

Quermesse:
Durante o período da festa, com início sempre às 18h30, exceto aos sábados e domingos, quando começa às 14 horas.
Local: Centro Municipal Integrado (CIM) Deputado Maurício Nagib Najar (entrada pela Avenida Cívica, s/nº)