Fundo Social de Solidariedade forma mais 122 alunos em cursos profissionalizantes

Fundo Social

14 de novembro de 2017

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, participou, na tarde desta terça-feira (14/11), da solenidade de formatura de 122 alunos que concluíram cursos profissionalizantes oferecidos pelo Fundo Social, em parceria com o Crescer. O evento, que também contou com a participação do vice-prefeito, Juliano Abe, garantiu a entrega de certificados de conclusão para 88 alunos do curso Mãos na Massa, 14 do curso de manicure e pedicure e 20 do curso de corte e costura.

“Este é um momento muito gratificante, pois nós, do Fundo Social, trabalhamos todos os dias com o intuito de tornar a vida das pessoas melhor, então quando temos a oportunidade de ver a felicidade de vocês recebendo esse certificado, concluímos que estamos no caminho certo. Eu sei que para muitos aqui não foi fácil concluir o curso, então eu agradeço pela confiança e garanto que o Fundo Social está a disposição de vocês. Peço também para que não parem. Quero vê-los em breve fazendo outros cursos”, destacou a presidente do Fundo Social, Karin Melo.

O vice-prefeito, Juliano Abe, falou sobre a evolução do Fundo Social, que antes era mais dedicado à questão da assistência social e hoje em dia tem um grande foco para a questão profissional e de trabalho. Falou também sobre o papel da mulher na sociedade, que também passou por uma grande alteração, ao ponto em que atualmente milhares de lares do país são providos por mulheres.

“Parabenizo a Karin e a equipe do Fundo Social pelo trabalho desenvolvido, que efetivamente traz mais oportunidades para a vida das pessoas. Se depender de nós, continuaremos assim”, frisou.

Ana Figueira, uma das formandas, falou em nome dos demais. “Esses são cursos que ajudam a gente a ter uma renda e que não têm nenhum custo para os alunos. No meu caso, tem ajudado. Então sou muito agradecida e digo que isso tem que continuar, porque ainda tem muita gente nos bairros que precisa”, pontuou.

Esta foi a quinta solenidade de formatura promovida pelo Fundo Social em 2017. Ao todo, 354 pessoas já foram capacitadas pelos cursos, que são uma das diretrizes de atuação do órgão. Este número deve crescer até o final do ano, pois outras duas ainda estão previstas.

Os formandos do curso Mãos na Massa de hoje tiveram aulas na Igreja Nossa Senhora (Jardim Planalto), Igreja Bom Pastor (Jardim Santos Dumont) e também no Polo Regional da Escola de Beleza, na Vila Brasileira, onde funciona a Padaria Artesanal. Este último foi o mesmo local onde todos os formandos das áreas de beleza e estética – manicure e pedicure e corte e costura – se formaram.

O Mãos na Massa é um curso de panificação artesanal gratuito e itinerante, realizado nos bairros, em entidades, igrejas e associações. Assim, as pessoas podem estudar e obter novos conhecimentos do lado de casa. O curso oferece aos participantes o resgate da autoestima, a melhoria na alimentação da família e a oportunidade de geração de emprego e renda.

Os cursos das áreas de beleza e estética seguem a mesma linha. Servem para passar novos conhecimentos e técnicas a seus participantes, gerando ao mesmo tempo a possibilidade de inserção no mercado de trabalho ou então atuação profissional de forma autônoma, incentivando, portanto, a geração do emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida de pessoas de todas as partes das cidades.

Os cursos são realizados de forma descentralizada com a parceria de igrejas, associações e entidades, pois assim tornam-se efetivamente acessíveis para as mais diversas comunidades.

Neste ano, o Fundo Social também desenvolveu o projeto Chefs Notáveis, uma iniciativa de inserção social por meio da gastronomia, que teve início com turmas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A primeira turma, com dez alunos, já está formada e a segunda, com 12, deve se formar no dia 29 de novembro.

Somente neste ano, o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes já capacitou 240 pessoas no Mãos na Massa, 30 em Maquiagem, 34 em Manicure e Pedicure, 40 em Corte e Costura e 10 no projeto Chefs Notáveis.

A solenidade de formatura também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, do secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, além de diretoras do Fundo Social e dos monitores dos cursos. (Lívia de Sá)