Fundo Social promove nesta quinta a live Outubro Rosa – Informação, Vivência e Solidariedade

Fundo Social

13 de outubro de 2021

Nesta quinta-feira (14/10), às 19h30, o Fundo Social de Mogi das Cruzes vai promover a live Outubro Rosa – Informação, Vivência e Solidariedade. O objetivo da transmissão, que será feita em parceria com a ONG Cabelegria, é compartilhar informações e experiências referentes ao câncer de mama, à saúde da mulher e também ao programa Cabelegria, que promove a confecção e doação de perucas a mulheres que sofrem com a perda de cabelos, muitas em função do tratamento oncológico.

A live será transmitida pelo Instagram do Fundo Social e também pela Instagram da ONG Cabelegria. Participarão do debate a presidente do Fundo Social de Mogi, Simone Margenet Cunha, a presidente da ONG Cabelegria, Mariana Robrahn, a técnica em radiologia médica Sônia Lobo e também a convidada especial Tatiana Cristina Cardoso Prestes Morais, que já batalhou contra o câncer e vai compartilhar sua vivência durante esse período.

O primeiro bloco, intitulado “Informação”, será comandado por Sônia Lobo, que há 22 anos é técnica em radiologia médica. A profissional falará especialmente sobre a questão do diagnóstico, que pode ser garantido a partir de uma rotina regrada na realização de exames. Assim, será um bloco informativo e com orientações para todas as mulheres sobre como cuidar e monitorar sempre a saúde.

Já a presidente da ONG Cabelegria, Mariana Robrahn, falará sobre o tema Solidariedade, tendo como exemplo o programa por ela idealizado, que trabalha primordialmente com o resgate da autoestima em mulheres que sofreram com a perda de cabelos, a partir da doação de perucas confeccionadas com cabelo natural.

O banco de perucas de Mogi das Cruzes resulta da parceria entre a ONG e o Fundo Social e funciona no prédio da sede da Secretaria Municipal de Saúde às terças e quintas, sendo terça no período da tarde (13h às 16h) e quinta no período da manhã (9h às 12h). Desde que foi inaugurado, em 2018, mais de 240 perucas já foram doadas pelo banco.

No último bloco, quem falará é a convidada especial Tati Morais, que compartilhará sua vivência e sua experiência pessoal na batalha contra o câncer. Exatamente por isso, “vivência” é o título desse último trecho da live desta quinta-feira.

Este será o primeiro dos muitos eventos que serão promovidos pelo Fundo Social dentro da campanha Outubro Rosa. Ainda nesta semana, mais especificamente na sexta-feira, acontecerá o Dia D, em que servidores da Prefeitura são convidados a se engajar na campanha, vestindo rosa. Já os próximos eventos serão uma exposição fotográfica, o aulão Ritmo Rosa e uma ação em parceria com cabeleireiros da cidade.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143.