Fundo Social promove nesta sexta-feira evento de encerramento do Mês da Mulher

Fundo Social

29 de março de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Fundo Social de Mogi das Cruzes vai promover, a partir das 18 horas desta sexta-feira (31/03), um grande evento de encerramento da programação do Mês da Mulher, no Theatro Vasques. A noite terá participações especiais, palestra, diálogo, apresentação musical e, como as demais atividades da agenda especial, visa beneficiar a campanha Tia Chica, de combate à pobreza menstrual. Por isso, na entrada, que é gratuita, o Fundo Social pede a todos a doação de um pacote de absorventes.

Uma das participações especiais da noite será a da CEO da Passarela Alternativa, Karen Brandoles. A organização social já está em parceria com o Fundo Social dentro da programação especial de março, com o brechó social, realizado no início desta semana no saguão do prédio-sede da Prefeitura. Nele, foram ofertados diversos itens de vestuário a preços populares e também os abiosorventes, modelos reutilizáveis e sustentáveis de absorventes, produzidos com exclusividade pelo Passarela Alternativa. 

Ao público, Karen falará um pouco sobre sua trajetória no empreendedorismo social e sobre o Passarela Alternativa, que ela idealizou e criou. O projeto atende meninas e mulheres presas e egressas prisionais e mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social, com capacitação e qualificação profissional, de forma que elas ganhem autonomia, tornem-se economicamente ativas e possam transformar  a realidade em que vivem.  

A qualificação profissional ofertada é nas áreas de corte e costura, estamparia, bordado e também empreendedorismo e autoconhecimento. A organização, portanto, atua com a prática de justiça restaurativa e tem como propósito impactar positivamente a vida da mulher, ao mesmo tempo em que combate a reincidência criminal de egressas. Paralelamente, a organização atua no combate à pobreza menstrual, algo muito presente na realidade dessas mulheres, com a confecção dos abiosorventes. 

Os abiosorventes concebidos e confeccionados pelo projeto Passarela Alternativa são modelos reutilizáveis de absorventes, logo são itens que unem o combate à pobreza menstrual com o ecologicamente sustentável. Eles possuem uma camada escondida em tecido impermeável e respirável (PUL), são preenchidos por três camadas super absorventes e têm camada interna com 100% de algodão. Por isso, fornecem um tecido de toque suave, são naturais, hipoalergênicos e indicados para todos os tipos de pele, inclusive peles sensíveis.

O evento de encerramento do Mês da Mulher contará ainda com a participação especial da jornalista, radialista e âncora do programa Radar Noticioso, da Rádio Metropolitana AM 1070, Marilei Schiavi, que será a cerimonialista da noite. Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e comunicadora há mais de 30 anos com experiência em televisão, rádio, jornal, assessoria e internet, Marilei é diretora de jornalismo da Rádio Metropolitana em Mogi das Cruzes (SP), apresentadora e âncora do Radar Noticioso, programa de rádio que vai ao ar de segunda a sábado das 6h às 10h. 

Como atração musical, todos poderão conferir a segunda apresentação pública do coral de servidores. O grupo foi formado no final do ano passado, por iniciativa do Fundo Social de Mogi e teve sua primeira apresentação pública nas vésperas do Natal, no âmbito da campanha Natal de Sorrisos 2022. Desta vez, o repertório será composto por músicas assinadas por mulheres.

Durante a cerimônia, também será exibido um vídeo gravado pela deputada federal Tabata Amaral, falando sobre dignidade menstrual. A deputada vem se articulando há anos e trazendo a público o tema da pobreza menstrual, ainda pouco presente nos grandes debates nacionais. 

O Theatro Vasques, onde acontecerá a cerimônia, fica na rua Dr. Corrêa, 515, no Centro. O evento é aberto a todo o público, em especial mulheres. A entrada é gratuita e o único pedido é a doação de um pacote de absorventes. Toda a arrecadação será destinada a pessoas em necessidade, pela campanha Tia Chica. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143.