Grupo da Apae percorre trilha da Ilha Marabá e conhece atrações do núcleo ambiental

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

12 de setembro de 2019
Grupo de alunos da Apae durante a trilha na Ilha Marabá: interessados podem conhecer o Núcleo Ambiental de segunda a sábado (Divulgação/SVMA)

Um grupo de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) esteve, nesta quinta-feira (12/09), no Núcleo de Educação Ambiental Ilha Marabá e conheceu as atrações do local. Como acontece com todos os visitantes, eles receberam informações teóricas e práticas sobre o ecossistema e depois percorreram a trilha, que inclui a passagem pela ponte recém-reformada até a chegada à margem do rio Tietê.

O diretor da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, André Miragaia, acompanhou o grupo: “Todos que visitam a Ilha Marabá ficam impressionados com a riqueza da flora e da fauna, afinal é um espaço preservado localizado no meio da cidade”, afirmou. Ele lembra que o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também aos sábados, das 9h às 14h. A entrada é gratuita, não é preciso fazer reservas antecipadas e os visitantes podem fazer a trilha sozinhos ou, se preferirem, acompanhados por monitores.

A abertura da Ilha Marabá aos sábados tem sido possível graças a uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e o Departamento de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Há estagiários do curso de Biologia da UMC que passaram por treinamento para receber e acompanhar os visitantes nas visitas monitoradas pelas trilhas. Outra atração da visita é uma apresentação com o simulador de erosão, que mostra a importância da cobertura verde para dissipar a chuva.

Com 13,4 mil metros quadrados, a Ilha Marabá recebeu uma grande reforma interna este ano, com nova pintura, reparos na alvenaria e instalação de novas placas de orientação - tudo foi executado com mão-de-obra própria da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Também foi feita a troca de todo o madeiramento da ponte sobre o Rio Tietê. Reinaugurada no dia 27 de junho, o equipamento recebe visitas de alunos da rede municipal, grupos de estudantes universitários e o público em geral. O telefone para informações é o 4798-5959. (Marco Aurélio Sobreiro)