Grupo de Trabalho inicia debate sobre o Programa Municipal de Educação Ambiental

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

04 de agosto de 2020

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou nesta terça-feira (04/08) pela manhã, por videoconferência, e primeira reunião do grupo de trabalho que discute a elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental. O debate contou com representantes de instituições e empresas, além de professores, que trabalham na área e e desenvolvem ações práticas de educação ambiental em Mogi das Cruzes e região.

A reunião foi aberta pelo secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, que lembrou da sanção da lei municipal nº 7.582/220, aprovada pela Câmara Municipal e que institui a Política Municipal de Educação Ambiental. A sanção ocorreu durante uma live transmitida pelo Facebook, dentro da programação do Junho Verde, e contou também com a presença do subsecretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Trani.

“A sanção da lei é uma conquista história e representa um compromisso da Prefeitura com o meio ambiente, além de uma determinação do prefeito Marcus Melo, afinal a cidade tem um rico patrimônio natural e temos a obrigação de preservá-lo, garantindo que as futuras gerações tenham acesso a ele”, frisou. Em seguida, o diretor André Miragaia deu continuidade à reunião e coordenou os trabalhos, mencionando a importância da preservação ambiental e citando ações como a reciclagem do lixo, a preservação das águas e das reservas naturais.

De acordo com Miragaia, a proposta do grupo de trabalho é de construção coletiva, com participação de entidades da sociedade civil e pessoas convidadas que trabalham com educação ambiental convidadas. Ele lembra que a Secretaria do Verde tem disponibilizado espaços para o desenvolvimento da educação ambiental no município, comoo Parque Municipal, a Ilha Marabá, o Viveiro de Mudas e Circuito Escola no Parque Leon Feffer, além de ações como o Junho Verde, que entrou definitivamente no calendário de eventos do município.

“Vamos durante este processo elaborar uma proposta que atenda as duas diretivas, a Educação Formal, realizada nas escolas e comandada pela Escola Ambiental no processo de formação dos professores, e a Educação Ambiental Não-Formal, aquela que atinge a sociedade e o público em geral, que tem sido conduzida pela Secretaria do Verde. O ponto de partida para construção do programa é um diagnóstico dos problemas ambientais da cidade, o que vai ser necessário trabalhar na educação ambiental pra mudar na sociedade”, pontuou Miragaia.

Participaram da reunião Flavia Casali Rossi (Instituto Itaquareia), Patrícia Mie Matsuo (doutoranda em Educação Ambiental pela USP), Fernanda Scalambrino (instituto Suinã), Angélica Lucas Bezerra (Divisão de Educação Ambiental – Secretaria Municipal de Educação), Juliane, Luiz e Cristiane (Escola Particular Buriti), Michele Martins (Instituto Ecofuturo), Katia Florindo (Fundação Florestal, gestões da Estação Ecológica Itapety e do Conselho da APA do Tietê), Paulo da Mata (instituto EMBU), Alexandre Hilsdorf (professor da UMC), Maria Santina de Castro Morini (professora da UMC), Andreia Oliveira (Secretaria Municipal de Saúde), Débora Cristine Ferreira, Raquel do Prado e Gabriela Rodrigues (SVMA), entre outros.

A Política Municipal de Educação Ambiental define uma série de parâmetros para ações na área, tanto na área do ensino formal como em campanhas e atividades ligadas ao assunto. O texto da legislação determina que a educação ambiental é um direito de todos e um componente essencial e permanente da educação e gestão ambiental, em todos os níveis e modalidades de ensino.

Na prática, isso significa ações que vão desde a educação formal oferecida nos estabelecimentos de ensino e também na educação não-formal, que acontece por meio de cursos e outras ações promovidas por órgãos e entidades. É um processo permanente de aprendizagem para a construção de valores, habilidades, atitudes e competência, visando o desenvolvimento da cidadania socioambiental para a melhoria da qualidade de vida para todos. (Marco Aurélio Sobreiro)