Guarda Municipal prende casal por tentativa de furto em frente ao prédio da Prefeitura

Secretaria de Segurança

25 de maio de 2023

A Guarda Municipal prendeu, na madrugada desta quinta-feira (25/05), duas pessoas que tentaram furtar uma placa de bronze localizada em frente ao prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O caso foi registrado na Central de Flagrantes da Polícia Civil e os acusados permaneceram à disposição da Justiça.

A tentativa de furto ocorreu por volta da 1h20. Guardas municipais que atuam na segurança do prédio suspeitaram do comportamento de um homem e uma mulher que estava próximos ao chafariz existente em frente ao edifício e passaram a acompanhá-los. Após ouvirem um barulho, os agentes realizaram a abordagem das duas pessoas e localizaram a placa já retirada de seu lugar. Com isso, foi dada voz de prisão em flagrante para os dois suspeitos.

A placa foi recuperada e também foi encaminhada para a Central de Flagrantes. Ela marca uma homenagem da NGK do Brasil à cidade de Mogi das Cruzes pelos 40 anos da empresa na cidade, completados em 1999.

“A Guarda Municipal permanece atenta para combater o crime e garantir a segurança da população de Mogi das Cruzes, bem como proteger os prédios públicos. A ocorrência desta quinta-feira chamou a atenção pela ousadia das pessoas envolvidas e teve ação imediata da corporação, permitindo as prisões”, explicou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

Ele lembrou que a Prefeitura vem realizando uma série de ações para a melhoria da segurança pública em Mogi das Cruzes. Entre os destaques está a instalação de 40 totens de segurança na cidade, sendo 10 equipamentos em espaços públicos e outros 30 próximos a escolas municipais.

Além disso, recentemente, a Prefeitura ampliou a presença da Guarda Municipal na região central, com mais viaturas realizando rondas. A corporação também passou a contar com 29 novos guardas municipais, que já estão atuando nas ruas, e recebeu 8 novas viaturas.

A administração municipal também está realizando a substituição de 118 câmeras de monitoramento antigas por equipamentos mais modernos e eficientes. O trabalho começou na região central e está sendo ampliado para os bairros.

A população pode colaborar com o trabalho acionando as forças de segurança em casos de ocorrência. Nas situações de emergência, devem entrar em contato com os telefones 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Municipal), que funcionam 24 horas por dia. Já os casos ocorridos devem ser registrados junto à Polícia Civil para investigação.