Guarda Municipal prende foragido da Justiça na região central

Secretaria de Segurança

26 de fevereiro de 2020
Trabalho da Guarda Municipal vem sendo fortalecido pela Prefeitura para ampliar a sensação de segurança da população de Mogi das Cruzes (Guilherme Berti/PMMC)

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes prendeu, no início da tarde desta terça-feira (25/02), um homem que era procurado pela Justiça. O caso aconteceu em um estabelecimento comercial localizado na rua Doutor Ricardo Vilela, no Centro. No local, também foi encontrado um alicate que o homem usaria para tentar furtar uma bicicleta.

Os guardas municipais foram acionados por uma pessoa que passava pela região central, dando conta que um homem tentara furtar a bicicleta de uma moça. O suspeito foi localizado no interior do banheiro de um estabelecimento comercial. No banheiro do local, foi encontrado um alicate de corte, que poderia ser utilizado para cometer o delito.

Após checagem da identidade do homem, foi verificado que ele era procurado pela Justiça por ter fugido da Penitenciária de Mongaguá, no litoral paulista. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial e, após registro da ocorrência, o homem foi encaminhado ao sistema prisional.

Patrulha Maria da Penha

Já na segunda-feira (24/02), a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes deteve um homem acusado de desrespeitar medida protetiva da ex-companheira que estabelece que ele deve ficar a uma distância de, pelo menos, 500 metros da mulher. O caso aconteceu no Jardim Piatã.

A guarnição já vinha acompanhando a vítima e foi acionada pelo telefone celular específico da Patrulha Maria da Penha. A mulher relatou que o ex-companheiro havia a procurado em seu local de trabalho, dizendo que queria conversar sobre a compra de material escolar para a filha do casal. Ele teria, inclusive, solicitado a ela que entrasse em seu carro.

Ao chegar ao local, os guardas municipais flagraram o acusado em frente a casa da vítima e deram voz de prisão ao homem. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem investindo no fortalecimento do trabalho da Guarda Municipal para a melhoria da segurança da população. Entre as ações desenvolvidas está a ampliação do efetivo da corporação, implantação de novas câmeras de monitoramento, criação da Patrulha Maria da Penha, Ronda Escolar e Patrulha Rural, além da entrega de novas viaturas.

Em Jundiapeba, também está sendo construído o Polo Municipal de Segurança, com investimento de R$ 1.096.300,26. Já na avenida Engenheiro Miguel Gemma, no Socorro, está em andamento a construção da Central de Inteligência da Guarda Municipal. O investimento é de R$ 3,9 milhões.