Horários do comércio e de atendimento da Prefeitura terão mudança a partir de segunda

Gabinete

19 de junho de 2020

O comércio de Mogi das Cruzes terá novos horários a partir desta segunda-feira (22/06), com a adoção de período de 4 horas de funcionamento. A decisão foi tomada após videoconferência, realizada nesta sexta-feira (19/06), com a participação do prefeito Marcus Melo, secretários municipais, de representantes de entidades representativas dos comerciantes e o promotor Fernando Lupo. O horário de atendimento presencial da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que está sendo feito por agendamento, também será reduzido.

Durante a teleconferência, o promotor de Justiça, Fernando Lupo, afirmou que os municípios são obrigados a seguir o decreto estadual, que estabelece um máximo de quatro horas por dia para a Fase Laranja do Plano São Paulo. O documento indica as normas para a retomada econômica e faz a classificação dos municípios, de acordo com os dados técnicos para o combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Com a alteração, o comércio de rua passará a funcionar das 11h às 15h, enquanto os  escritórios, das 13h às 17h, e o shopping center, das 15h às 19h. De acordo com as normas estabelecidas pelo Plano São Paulo, os estabelecimentos do comércio de rua, serviços e shopping center podem funcionar com até 20% de sua capacidade e adotando as medidas de controle para prevenção da disseminação do novo coronavírus.

O prefeito Marcus Melo, que participou da teleconferência ao lado dos presidentes da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Marcos Zatsuga, do Sindicato do Comércio Varejista, Valterli Martines, e de representantes do Mogi Shopping, ressaltou ao promotor que a ampliação do horário proposto pela cidade teve o objetivo de evitar aglomerações no comércio.

Além disso, o chefe do Executivo também destacou o trabalho realizado pela Prefeitura para o controle da pandemia, incluindo a ampliação da capacidade de atendimento da UTI do Hospital Municipal de 10 para 54 leitos.

“O promotor avaliou que o trabalho realizado pela Prefeitura mostra o compromisso e o esforço de toda a cidade para controlar a pandemia. Ele inclusive disse que a cidade e a região possuem condições de solicitar ao Governo do Estado a mudança para a fase amarela, que diminui as restrições para as atividades. Mas, do ponto de vista legal, enquanto a flexibilização não é autorizada pelo Estado, a cidade deve seguir o decreto estadual”, explica o prefeito.

Prefeitura

O horário de atendimento presencial da Prefeitura de Mogi das Cruzes também será reduzido a partir de segunda-feira (22/06). A medida segue a mesma determinação definida para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, após a videoconferência realizada nesta sexta-feira. O atendimento passará a ser das 11h às 15h.

O atendimento da Prefeitura acontece de segunda a sexta-feira, exclusivamente no piso térreo do prédio da administração municipal e com restrições de acesso e obrigatoriedade do uso de máscaras. O agendamento pode ser feito diretamente neste site, pelo endereço http://agendamentopac.pmmc.com.br/  (sete dias por semana, 24 horas por dia) ou pelos telefones 94333-8153 e 99769-9505 (durante o horário de expediente interno, de segunda a sexta, das 8h às 18h).

O agendamento para atendimento presencial de serviços do Semae será pelos números de WhatsApp: 99915-5145, 94454-3939, 95786-8775 e 94217-1475.

Mesmo com essa flexibilização, segue a recomendação aos munícipes para dar preferência aos canais digitais de atendimento, de forma a reduzir deslocamentos e contatos.