Hospital de Campanha garante suporte às famílias de pacientes em tratamento

Secretaria de Saúde

02 de junho de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Desde a abertura do Hospital de Campanha de Mogi das Cruzes, os pacientes que foram infectados pelo novo coronavírus estão recebendo cuidado integral para o tratamento contra o Covid-19. Ao mesmo tempo, o hospital está investindo em suporte familiar, entrando em contato com familiares e parentes para mantê-los informados sobre a situação dos pacientes. Atualmente, há 24 pessoas em tratamento no local e 26 receberam alta e saíram curados na unidade. Outros três foram transferidos. 

Todos os dias, no período da manhã, o médico que está de plantão no Hospital de Campanha faz um boletim diário dos pacientes, programação de tratamento e as devidas medicações prescritas para serem administradas ao longo do dia. Já no período da tarde, ele faz contato com os familiares, onde explica toda a rotina dos pacientes nas últimas 24 horas e como o paciente tem reagido. Desde o início das atividades, em 24 de maio, o Hospital já realizou cerca de 230 contatos para dar informações e esclarecer dúvidas de familiares sobre os pacientes.  

“Este contato que o Hospital de Campanha faz garante uma segurança muito grande para os familiares e pacientes. Tanto para a família, quanto para quem está internado, o momento é muito delicado e às vezes incerto. Então, realizar esta atividade, de entrar em contato, torna nosso atendimento mais humanizado. Se o paciente precisa de algo, nós comunicamos à família, se ele teve uma melhora, também comunicamos”, explica a enfermeira responsável, Érica de Cássia Laurindo.

O Hospital de Campanha de Mogi das Cruzes serve de retaguarda para todos os hospitais da cidade. É uma extensão do Hospital Municipal, também com gerenciamento pela organização social Fundação do ABC, e irá funcionar de forma gradativa, começando com 50 leitos e podendo chegar até 200 leitos de enfermaria. O equipamento está montado na avenida Cívica, ao lado do Ginásio Municipal Hugo Ramos, próximo ao Corpo de Bombeiros e à Base do Samu, com facilidade de acesso para todos os hospitais da cidade. 

No total, o atendimento é formado por 230 profissionais capacitados para o serviço, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros especialistas contratados pela Fundação do ABC ou remanejados de outras unidades de saúde da Prefeitura. Desde o início das atividades, o Hospital de Campanha já recebeu 53 pacientes, dos quais 26 tiveram alta por cura, três foram transferidos e 24 permanecem internados em tratamento. (Vinicius Santana/PMMC)