Hospital Municipal realiza 1° Encontro de Psicólogos da área da saúde de Mogi das Cruzes

Secretaria de Saúde

13 de setembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade
Equipe do Posto de Saúde de Biritiba Ussú promoveu ações dentro da Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio (foto: Divulgação/PMMC)

O Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho e a Secretaria Municipal de Saúde realizam nesta quinta-feira (14/09) o 1° Encontro de Psicólogos da Área da Saúde de Mogi das Cruzes. O evento ocorrerá entre 8 e 13 horas, no auditório do Hospital.

A capacitação faz parte da Campanha "Setembro Amarelo" de conscientização sobre saúde mental, principalmente, a prevenção do suicídio. O público-alvo é formado por psicólogos, equipe multiprofissional e estudantes de Psicologia e as vagas já foram preenchidas. 

Ao longo do mês de setembro, o tema está sendo abordado também em outras unidades e eventos de saúde. Nesta quarta-feira (13/09), a Secretaria Municipal de Saúde ministrou palestra no Parque da Cidade, durante o evento Saúde no Parque.

O Encontro de Psicólogos é mais uma atividade do Hospital Municipal enquanto centro de formação profissional. A abertura será realizada pelo secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis. “Trata-se de uma atividade de extrema importância para qualificação e aperfeiçoamento profissional em torno de temas e situações cada vez mais presentes em nosso cotidiano”, avalia.

A programação conta com uma série de palestras que abordarão temas como "O lugar do psicólogo no hospital"; "Cuidados paliativos e finitude"; "A função do psicólogo no tempo do paciente em cuidados paliativos"; "A violência doméstica e sexual"; e "Humanização". 

Organizadora do Encontro, a psicóloga do Hospital Municipal, Gisele Mello, ressaltou que o evento tem como objetivo fortalecer a importância do psicólogo como parte atuante da equipe multiprofissional das mais diversas áreas da saúde, o que inclui a rede básica e a hospitalar. "Também será uma excelente oportunidade para trocar experiências e para debater as atividades e os desafios enfrentados pela profissão", destacou.

Os temas das palestras foram definidos a partir das vivências que o psicólogo se depara no dia a dia da vida hospitalar e da área da saúde como um todo. 

"Optamos por fazer o encontro neste mês para que ele fizesse parte da campanha Setembro Amarelo. As temáticas escolhidas abordam questões de promoção de saúde mental, o que inclui, entre outros aspectos, a depressão, uma das doenças mais associadas ao suicídio", afirmou Gisele.

A Psicologia, como explica Gisele, atua dentro da área da saúde como suporte para que o paciente e a família entendam o processo de adoecimento, tendo como objetivo a aceitação do tratamento, que passa pela etapa, quando necessária, de internação e, consequentemente, a mudança da rotina.

"Para alcançarmos este objetivo, utilizamos todas as ferramentas que o Sistema Integrado de Saúde (SIS) coloca à disposição, como os Centros de Atenção Psicossocial de Mogi das Cruzes (Caps II e Caps AD) e os demais serviços de saúde mental existentes na cidade", destacou a psicóloga. 

O Hospital Municipal é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Prefeitura de Mogi das Cruzes.

PROGRAMAÇÃO

8h - Recepção 

8h30 - Palestra "O lugar do Psicólogo no Hospital"

Palestrantes: Thaís Lima - Psicanalista e Alex Encenha - Psicanalista

9h30 - Palestra "Cuidados Paliativos e Finitude"

Palestrante: Drª. Fernanda Negrão - Médica intensivista

10h - Palestra "A função do Psicólogo no tempo do paciente em cuidados paliativos"

Palestrante: Belkis Panace - Psicanalista

11h - Palestra "A Violência Doméstica e Sexual"

Palestrantes: Drª. Priscila Siqueira - Médica e Mayara Kuntz Martino - Psicóloga

12h - Mesa Redonda sobre "Humanização"

Debatedoras: Iara Stabler - Psicóloga; Simone Fernandes - Enfermeira; Karen Thomsen Corrêa - Especialista em Psicologia; Juliana Cardoso Machado - Psicóloga