Hospital Municipal recebe prêmio internacional de sustentabilidade

23 de fevereiro de 2017

O prefeito Marcus Melo recebeu, das mãos do presidente da Projeto Hospitais Saudáveis, Vital Ribeiro, o prêmio “2020 Challenge Climate Champion Awards 2016”, pela participação do Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho na campanha Desafio 2020 - a Saúde pelo Clima. A cerimônia, realizada nesta manhã de quinta-feira (23/02), reuniu diversas autoridades, além de colaboradores e profissionais da saúde que contribuíram para essa importante conquista.

O Hospital Municipal é um dos seis em toda a América Latina a receber a premiação, conquistada pelo desempenho nas categorias "Energia Renovável" e "Resiliência Climática". Além do hospital mogiano, único do Brasil com atendimento 100% SUS entre os premiados, estão Sírio-Libanês, Albert Einstein, São Luiz e a organização social SPDM (Associação para o Desenvolvimento da Medicina). Outro latino-americano, da Costa Rica, foi o equipamento de saúde Clínica Bíblica.

“O Hospital Municipal é reconhecido em toda a cidade como referência de bom atendimento, assim como outros serviços de saúde, onde o comprometimento e o profissionalismo da equipe fazem a diferença. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer e parabenizar a todos que colaboraram para a melhoria continua dos serviços de saúde”, afirmou o prefeito.

Durante a cerimônia, Marcus Melo lembrou toda a trajetória de implantação do Hospital Municipal, ainda na gestão do ex-prefeito Marco Bertaiolli. “Estivemos juntos e empenhados em todo o processo, desde a busca por uma área adequada, até reuniões com representantes do Governo Federal e Estadual em busca de apoio. E agora já são quase três anos de atendimento com qualidade e sustentabilidade”, acrescentou.

O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, ressaltou a importância do trabalho dos colaboradores e do envolvimento da equipe. “Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho de 2,4 mil funcionários da Saúde”, afirmou ele, lembrando que de 2010 a 2016 foram fechados 12 mil leitos SUS no Brasil. “Mogi das Cruzes está trabalhando para construir uma história diferente”, acrescentou.

Prêmio

O prêmio é concedido pela Rede Global Green and Healthy Hospitals e pelo Projeto Hospitais Saudáveis após avaliação e reconhecimento pela participação na campanha Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima, desenvolvida em 133 países, incluindo EUA, Canadá e continente europeu. Apenas 28 instituições de saúde receberão o prêmio no mundo todo. Entre elas, referências internacionais como a Sustainable Development Unit do NHS (Reino Unido) e Kaiser Permanente (EUA). Em Mogi das Cruzes, o reconhecimento é resultado principalmente da utilização da energia solar, por meio de 60 painéis solares o que resulta em uma economia média mensal de 10% na conta de luz.