Hospital Municipal recebe prêmio internacional de sustentabilidade

23 de fevereiro de 2017
Prefeito Marcus Melo, ao lado do presidente da Câmara, Carlos Evaristo, do presidente da Rede Hospital Verdes Saudáveis, Vital Ribeiro, e do secretário Marcello Cusatis (foto: Ney Sarmento/PMMC)

O prefeito Marcus Melo recebeu, das mãos do presidente da Projeto Hospitais Saudáveis, Vital Ribeiro, o prêmio “2020 Challenge Climate Champion Awards 2016”, pela participação do Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho na campanha Desafio 2020 - a Saúde pelo Clima. A cerimônia, realizada nesta manhã de quinta-feira (23/02), reuniu diversas autoridades, além de colaboradores e profissionais da saúde que contribuíram para essa importante conquista.

O Hospital Municipal é um dos seis em toda a América Latina a receber a premiação, conquistada pelo desempenho nas categorias "Energia Renovável" e "Resiliência Climática". Além do hospital mogiano, único do Brasil com atendimento 100% SUS entre os premiados, estão Sírio-Libanês, Albert Einstein, São Luiz e a organização social SPDM (Associação para o Desenvolvimento da Medicina). Outro latino-americano, da Costa Rica, foi o equipamento de saúde Clínica Bíblica.

“O Hospital Municipal é reconhecido em toda a cidade como referência de bom atendimento, assim como outros serviços de saúde, onde o comprometimento e o profissionalismo da equipe fazem a diferença. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer e parabenizar a todos que colaboraram para a melhoria continua dos serviços de saúde”, afirmou o prefeito.

Durante a cerimônia, Marcus Melo lembrou toda a trajetória de implantação do Hospital Municipal, ainda na gestão do ex-prefeito Marco Bertaiolli. “Estivemos juntos e empenhados em todo o processo, desde a busca por uma área adequada, até reuniões com representantes do Governo Federal e Estadual em busca de apoio. E agora já são quase três anos de atendimento com qualidade e sustentabilidade”, acrescentou.

O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, ressaltou a importância do trabalho dos colaboradores e do envolvimento da equipe. “Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho de 2,4 mil funcionários da Saúde”, afirmou ele, lembrando que de 2010 a 2016 foram fechados 12 mil leitos SUS no Brasil. “Mogi das Cruzes está trabalhando para construir uma história diferente”, acrescentou.

Prêmio

O prêmio é concedido pela Rede Global Green and Healthy Hospitals e pelo Projeto Hospitais Saudáveis após avaliação e reconhecimento pela participação na campanha Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima, desenvolvida em 133 países, incluindo EUA, Canadá e continente europeu. Apenas 28 instituições de saúde receberão o prêmio no mundo todo. Entre elas, referências internacionais como a Sustainable Development Unit do NHS (Reino Unido) e Kaiser Permanente (EUA). Em Mogi das Cruzes, o reconhecimento é resultado principalmente da utilização da energia solar, por meio de 60 painéis solares o que resulta em uma economia média mensal de 10% na conta de luz.