Idosos visitam Parque Municipal e conhecem o primeiro ponto de abastecimento de água da cidade

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

22 de março de 2017

Os idosos que visitaram o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo na manhã desta quarta-feira (22/03), no Dia Mundial da Água, conheceram a primeira área de captação para o abastecimento de Mogi das Cruzes.

A iniciativa das Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente e de Assistência Social levou 16 idosos da Vila Dignidade e outros 40 do Centro Dia do Idoso à unidade de conservação.

As terras no alto da serra foram compradas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 1910, como mananciais para o município. O abastecimento a partir da Serra do Itapeti ocorreu durante 40 anos, mas, com o crescimento da cidade, tornou-se insuficiente e na década de 50 foi substituído por reservatórios construídos na região central.

A aposentada Zilda Citriniti Machado, de 75 anos, gostou do que aprendeu. Ela é moradora de Cezar de Souza e frequentou o Parque Municipal nas décadas de 70 e 80, quando era usado como área de lazer: “Mudou muito e fazia tempo que eu não vinha para cá. Gostei de ver como está e aprendi que aqui foi a primeira captação de água da cidade, que eu não sabia”, disse.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Lima, considerou a visita um sucesso: “As crianças sempre são lembradas em datas como esta, o que aliás é correto. Mas nós sentimos a necessidade de mostrar um pouco sobre o ciclo da água para os idosos e o resultado foi excelente”, disse.

Os idosos assistiram a uma palestra dada pelo diretor Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), André Miragaia, que explicou a importância da Mata Atlântica e das florestas para o abastecimento de água no município. “A mata faz parte do sistema produtor de água, por isso a sua conservação é tão importante”, disse.

Depois da palestra, os idosos fizeram uma caminhada leve, por uma trilha no interior do parque, onde conhecem espécies nativas e nascentes de água – existem pelo menos oito na reserva. (Marco Aurélio Sobreiro)